Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Os Estigmas do pecado no corpo físico e no perispírito – 2ª parte








PERGUNTA:  Antes de prosseguirdes no assunto, poderíeis nos explicar com mais clareza o que sejam esse "cunho permanente" e "sinais acidentais", que resultam dos pensamentos e das emoções definitivas ou provisórias sobre a contextura do perispírito?




RAMATÍS:  Quando alguma obra humana se impõe definitivamente por alguma expressão particular ou por um aspecto artístico, literário ou oratório "sui generis", considera-se isso como um estilo, marca ou cunho permanente que distingue o modo inimitável de se expressar do autor da manifestação exterior. Diz-se, no vosso mundo, que o estilo é a maneira privativa que cada um tem de exprimir o seu pensamento pela escrita ou pela palavra, pois pelo estilo da escrita se conhece o escritor e pelo estilo da palavra o orador.
O estilo, pois, é a expressão, a arte da forma, que torna sensíveis as ideias e os sentimentos, através de um meio particular de exprimirmos os nossos pensamentos. Ele abrange a ideia e a fortuna; expõe ao mundo exterior o conteúdo particular da alma. Do mesmo modo, através das características exteriores do perispírito, que constituem o seu "cunho permanente", sintetizado nas convenções sidéreas de cor, magnetismo, odor e luminosidade, também é possível conhecer-se o tipo de alma ali presente. Esse "cunho permanente", da alma, distingue-lhe a virtude fundamental, a sua máxima qualidade já conseguida no ritmo de vida sideral ou, então, marca a sua paixão aviltante milenária, da qual ainda não pôde se libertar. E verdade que, na maneira peculiar de o homem se expressar, seja na poesia, na literatura ou na oratória, ele também se vale de outras expressões acidentais, ou de outros recursos e figuras provisórias, que não fazem parte definitivamente do seu estilo consagrado, e que não expressam a sua exata individualidade já construída no tempo.


Do livro: “A Sobrevivência do Espírito” Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...