Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

sábado, 7 de setembro de 2013

Complexos psíquicos e as imagens mentais - I







PERGUNTA: - Concluímos que as manifestações mediúnicas com enormes flutuações emocionais, catárticas, desgastantes para os sensitivos, são um roteiro de autoconhecimento. Percebemos que certos médiuns, depois de um tempo, cessam de dar esse tipo de manifestação, outros continuam, como se estacionassem, não ampliando a educação consciente dos sentimentos. É isso?

RAMATÍS: - Os antigos alquimistas mencionavam o período de "escórias e escumas" que subiam à superfície nas fases iniciais dos seus experimentos químicos. Em analogia, isso não é diferente nos sensitivos, como se fosse um enovelado de complexos psíquicos, ocultos no fundo escuro dos porões mentais, que sobem buscando a fresta iluminada pelo Sol, durante os primeiros estágios do exercício da mediunidade. São registros que estão no inconsciente milenar e precisam ser exteriorizados pelas catarses, como folhas pútridas que acompanham a correnteza da água que passa pelas comportas da usina hidrelétrica recém-inaugurada.
Conforme esses traumas passados vão se soltando, poderão ocorrer manifestações emocionais violentas, que flutuam subjacentes à consciência atual. Os dirigentes devem ter habilidade para orientar adequadamente os sensitivos, sob pena de estigmatizarem o animismo como se fosse mistificação (situação corriqueira em muitas escolas de médiuns), o que em absoluto não é o caso.

Nas discussões em grupo, abrem-se os caminhos para o autoconhecimento, e, aos poucos, a alma vai se aquietando e advém a serenidade necessária à passividade mediúnica.
Todavia, incorrereis em erro se permitirdes que o neófito se coloque, com o passar do tempo, como se tivesse concluído a universidade do Terceiro Milênio, colado grau na cadeira de "purificação espiritual", estando eleito como "direitista do Cristo" (os chamados "médiuns prontos"), o que só fortalece a vaidade e a acomodação. Haverá sempre a necessidade de purgação do instrumento que oferece a sua tessitura sensitiva, seja mediúnica ou anímica, pois o ego diminui quando os apelos da personalidade inferior são desbastados pelas catarses, mas se encontra muito longe da exaltação perene dos sentimentos amorosos que libertam o ser do ciclo carnal.
Com a imoralidade preponderando na psicosfera que circunda vosso planeta, e a maioria absoluta dos espíritos que evoluem no orbe se encontrando retida nos subplanos umbralinos, não é demais supor que as incursões socorristas aos moldes da apometria e da umbanda sempre exigirão a sintonia com mentes em desalinho e cristalizadas no Astral inferior. Como o semelhante atrai o semelhante para curar, obviamente não se requer instrumentos "perfeitos" da seara do Cristo. Se assim fosse, dispensar-se-ia a sensibilização mediúnica que receberam antes de reencarnar e que perdura por todo o interregno terreno.
Acontece que algumas criaturas, por pura preguiça mental, preferem seguir a lei do menor esforço e acomodam-se, quais canoas encalhadas em terreno alagadiço, em modelos bem definidos de manifestações, repetitivos, em grupos mediúnicos que denotam claramente falta de autoconhecimento, carências emocionais e deseducação do sentimento. Contudo, há de se discernir alguns cidadãos da Nova Era, preguiçosos para o trabalho interno, mas de grande intelectualismo para as coisas exteriores, dos que têm diminuta amplitude intelectual e pouca cultura para compreender a si próprios interiormente, o que os leva a ter enormes dificuldades de educação consciente dos sentimentos. Aos primeiros, falta vontade de semear para protagonizar mudanças no vasto campo interior do psiquismo.
Quanto aos últimos, recomendamos muita tolerância, amparo e fraternidade, propiciando-lhes o adubo necessário para despertar a simplicidade amorosa, paradoxalmente facilitada pela ausência do avantajado conhecimento.
Refleti sobre os motivos pelos quais Jesus procurou Seus apóstolos entre os homens toscos do povo, em vez de os eruditos dos templos.

Do livro: “VOZES DE ARUANDA” Ramatís e Babajiananda/Norberto Peixoto – Editora do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...