PERGUNTA:
- Mas é evidente que nem todos os cânticos, coros ou hinos, influem de maneira
benfeitora na alma dos ouvintes. Não é assim?
RAMATÍS:
- Há que distinguir, naturalmente, os cânticos e os
coros que, embora sob a mesma técnica e natureza expressiva, despertam
sentimentos e objetivos que coletiva" os brados
guerreiros de cólera, vingança ou furor, instigados pela música agressiva dos hinos belicosos. São cânticos de vanglórias,
de orgulho ou de desforras, que, apesar do seu
motivo patriótico, separam e avivam o ódio entre os homens, contrastando
negativamente com o sentido pacífico da oração que é
mensagem de Amor e Vida Eterna.
Os cânticos religiosos de hosanas a Deus, os poemas sinfônicos que
exaltam a beleza da vida e as virtudes dos homens; os hinos de incentivo ao
dever cívico e às atividades criadoras da juventude, como mensagem do estímulo
superior, erguem o coração e a alma dos ouvintes em favor de tarefas
benfeitoras na face da Terra. Também servem de consolo e ânimo quando, em
certos momentos da existência, o conjunto de vozes humanas emolduradas pelas
melodias sublimes, avivam na alma a glória da vida imortal! 7
7 - N. do Revisor: O ouvinte de sensibilidade musical apurada chega
a gozar um estado de graça espiritual com o mundo angélico, quando, no final da
"Nona Sinfonia" de Beethoven, as vozes humanas em magnificente coro,
casam-se à harmonia da instrumentação orquestral. Nessa admirável fusão
sinfônica de vozes humanas e instrumentos musicais, que traduzem um divino poema
de exaltação ao Criador, os sons desfiam-se em nuances sublimes e os acordes,
em geniais "fugas vibratórias", evocam, realmente, a vida da alma nas
regiões paradisíacas.
PERGUNTA: - Que dizeis dos grupos corais ou conjuntos musicais,
que executam melodias populares ou peças folclóricas? Apesar do sentido de suas
execuções, eles também poderiam manifestar algo do sentido sublime da oração?
RAMATÍS: - A
oração, em sua expressão inata, é o processo que permite ao homem manifestar os
seus melhores pensamentos e sentimentos ao Criador. Em conseqüência, todos os
atos, tarefas ou preocupações humanas, religiosas ou profanas, que exaltem a obra Divina, enalteçam os bens do Espírito e a conduta
moral superior, também podem ser considerados como louváveis ensaios de oração.
A oração condiciona o espírito humano à meditação dos bens
superiores, e por isso induz a alma às reflexões sadias. Não se ajusta a servir
para exaltar os requebros do corpo ou para as agitações dos crentes
supersticiosos ou fanáticos, que oram de forma gritante e desordenada.
A música popular, quando o seu conteúdo verbal e ritmo musical,
desperte anseios da alma para uma vida mais sadia e menos material, também é
uma espécie de oração. Aliás, no gênero da música clássica já existem inúmeras
peças e composições decalcadas de temas religiosos ou de tradições litúrgicas,
que são executadas nos ambientes profanos; e não perdem o sentido simbólico de
uma prece sonora. Mesmo entre as óperas de assunto trágico, impregnadas da
violência das paixões humanas, há trechos de melodias e partes corais, que
significam verdadeiros "oásis" no turbilhão da música áspera,
opressiva e contundente. 8 As
composições de baixo teor musical, que invocam os instintos inferiores da alma,
em vez de libertá-la dessas emoções tóxicas, são cantorias fesceninas ou debochadas,
que, por lei de sintonia psíquica, avivam e exaltam nos seus ouvintes os estímulos
perniciosos das paixões e dos vícios censuráveis.
8 - Nota do Revisor: Entre as peças admiráveis de essência elevada
e agrado espiritual, podemos destacar "Regina Coeli", da ópera
"Cavalaria Ruslicana", a "Casta Diva", ária de profunda
sensibilidade da ópera "Norma", ainda os coros de Bach, as peças de
Haendel, as missas de Haydn, a "Ave Maria" de Schubert, de Bach,
Gounod e, acima de todas, impõe-se a majestosa "Nona Sinfonia" de
Beethoven, verdadeiro monumento sinfônico e admirável "Coral" de hosanas
ao Senhor.
Do livro: “ELUCIDAÇÕES DO ALÉM” Ramatís /Hercílio Maes – Editora
do Conhecimento.
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