PERGUNTA:
- Aludindo ao serviço de caridade do Espiritismo, no Brasil, porventura outros credos
também não o têm praticado a contento, tais como os, que mergulham nas regiões
mais afastadas do globo a fim de socorrer os selvagem e os famintos de pão e de
esclarecimento?
RAMATÍS:
- Reconhecemos que o protestantismo, principalmente,
desenvolveu no mundo um bem organizado e louvável programa de paz e amor, pois
os seus adeptos se embrenham pelas matas e regiões inóspitas, levando o consolo,
o socorro e o medicamento aos infelizes párias que se encontram em zonas distantes
e sem quaisquer recursos de assistência imediata. Nesses labores socorristas e
caritativos, eles são disciplinados, metódicos e ordeiros, conseguindo
resultados proveitosos em favor dos enfermos e necessitados. Muitos desses
protestantes heróicos são almas de escol, que deixam suas moradias felizes a
fim de servirem ao homem terreno ainda preso às cadeias do raciocínio primário
e inconscientes quanto à sua hierarquia moral e espiritual na ordem da Criação.
No
entanto, o programa espírita é mais avançado no seu conteúdo doutrinário, pois através
dele o Alto tem como principal finalidade esclarecer o espírito do homem e
libertálo conscientemente dos ciclos dolorosos das encarnações terrenas,
ajudando-o a compreender e a sentir qual o verdadeiro motivo e objetivo real da
vida, de modo que ele tenha consciência plena de si mesmo como espírito eterno
ou imortal. E então, esclarecido de que é uma entidade superior, ele se esforce
por vencer os instintos animais e alcance, o mais breve possível, o seu destino
glorioso da angelitude, que o libertará das reencarnações e lhe facultará ser
feliz em todos os recantos do universo a serviço de Deus e das humanidades em
seus estágios de evolução.
Embora
o Protestantismo realize proveitoso trabalho de assistência junto aos deserdados
da sorte, a sua meta precípua é "salvar" as criaturas, as almas,
mediante o cultivo das virtudes santificantes, mas, também, ameaçando-as de que
os pecados as condenarão às chamas do Inferno por
toda a eternidade!
Ora,
o homem precisa aprender a cultivar a virtude, porém, conscientemente, sem ameaças
ou temores; e permanecendo no seio da vida comum em
experimentações educativas com os demais seres. Enquanto na sua tarefa benfeitora
os protestantes orientam as criaturas no sentido de vencerem os pecados do
mundo, fechando os olhos para não vê-los, os
espíritas as ensinam a imunizarem-se contra as tentações mediante o raciocínio
que ilumina e edifica a consciência, fazendo que o homem se torne capaz de
enfrentar as sombras do pecado sem contagiar-se. Mesmo porque ninguém deve
fugir às lutas de um mundo que Deus criou como escola educativa indispensável
para a Alma.
O
selvagem, o doente ou o faminto que, depois de amparado materialmente pelo Protestantismo,
resolve fugir aos pecados do mundo porque receia que a sua alma seja lançada no
Inferno, essa fuga não conseguirá extinguir os reca1ques malignos dos
instintos, pois esses desejos recalcados ou adormecidos tornarão a
"explodir" assim que se apresentem circunstâncias favoráveis, capazes
de romper as amarras débeis da sua vontade mal disciplinada.
As
virtudes, quando impostas, não têm força para resistir à compressão dos
instintos inferiores. Só a consciência espiritual emancipada pela sua própria
auto-evangelização está em condições de vencer a tremenda batalha moral entre o
homem-espírito e o homemanimal.
Em
qualquer circunstância da vida a "proibição" estimula o desejo e
provoca o espírito à infração, pois é da natureza humana preferir o que lhe
faculta vantagens ou prazer imediatos e desinteressar-se por quaisquer
benefícios ou promessas futuras e que lhe parecem enigmáticas.
Embora
louvemos os credos religiosos dogmáticos no seu trabalho de assistência ao próximo
e no serviço do Cristo a favor dos párias do mundo, somos obrigados a salientar
o Espiritismo, pois além de sua tarefa socorrista e de estímulo espiritual, é
doutrina de esclarecimento consciente. As exortações doutrinárias cujo
"pano de fundo" são as fogueiras do Inferno ou o paraíso do Céu podem
fazer compreender quanto às vantagens de ser bom e ser premiado; porém, de modo
algum, dão ao homem aquele discernimento moral, subsistente, apoiado na
meditação que considera, deduz, compara e o habilita a saber qual o rumo mais
certo e seguro que lhe convém seguir na jornada da sua evolução como espírito
imortal.
Do livro: “ELUCIDAÇÕES DO ALÉM” Ramatís /Hercílio Maes – Editora
do Conhecimento.
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