PERGUNTA: - Poderíeis dar-nos algumas elucidações
mais amplas desse conjunto ou equipo perispiritual, que também é formado por
outros veículos ou corpos imponderáveis?
RAMATÍS: Atendendo aos objetivos desta obra, em
particularizar os diversos aspectos da mediunidade sob o patrocínio do
Espiritismo, faremos algumas observações gerais sobre o perispírito, mas sem
nos estendermos às minúcias facilmente encontradas nas obras dos rosa-cruzes,
teosofistas ou iogues. Cabe-nos, realmente, despertar o interesse dos espíritas
estudiosos para a verdadeira natureza anatomofisiológica do perispírito e
auxiliarmos os médiuns a lograrem mais êxito nos seus trabalhos mediúnicos,
adquirindo maiores conhecimentos sobre a verdadeira vida do Espírito Imortal.
Através da escolástica hindu, sabe-se que o Universo é
setenário, isto é, todas as manifestações mais importantes da Vida Cósmica e
planetária são disciplinadas ou regi das por um padrão vibratório diretor, que
é o número Sete. Entre essas manifestações setenárias, destacamos,
principalmente, as seguintes: são sete as cores fundamentais do espectro solar
e da cromática do mundo material; sete, as principais notas da música terrena;
sete, os dias da semana e cada período lunar. Há sete pecados capitais e sete virtudes
principais, sete planetas e sete esferas ocultas que se agrupam em tomo da
Terra, pois o espírito do homem só se libera depois que atinge o sétimo céu
Foram sete os sábios da Grécia e as maravilhas do mundo; são sete os sentidos físicos
das raças humanas no fim do seu ciclo planetário de educação física; também são
sete as raças-mães de cada orbe e já vos encontrais na quinta raça-mãe. Jacob,
em sonhos, viu os anjos subindo e descendo os sete degraus da escada evolutiva
espiritual, enquanto o Apocalipse de João é pródigo em "sete selos, sete
anjos, sete céus e sete castiçais". Em diversas atividades do homem, que dizem
respeito aos momentos mais importantes da vida, observa-se ainda o padrão
setenário regendo-lhe as manifestações e responsabilidades: a criança é
considerada inocente até os sete anos, idade em que o espírito integra-se
definitivamente no corpo físico; a puberdade no menino ou na menina chega aos
quatorze anos, isto é, duas vezes sete, época na qual solidifica-se no homem o corpo
astral da emoção ou dos desejos; a maioridade ou emancipação só se faz aos
vinte e um anos ou três vezes sete, quando o homem já tem "juízo",
pois, realmente, em tal fase fica de posse consciente do corpo mental, passando
a raciocinar dali por diante sob sua inteira responsabilidade espiritual.
Ensina-nos a Ciência Transcendental que o
duplo etérico possui sete chacras ou centros de forças etéricas, os quais
correspondem às sete regiões principais do corpo físico e do perispírito do
homem; o Prana 3 ou Vitalidade que alimenta esses chacras
também é uma síntese de sete cores, que atestam um tipo de vibração ou
variedade de cada zona corporal humana. Aliás, o próprio Prana está colocado
entre os sete Elementos, que correspondem às sete regiões, ou sete invólucros
do Universo ou de Brama, como dizem os orientais, a saber: Prana, a Vitalidade,
Manas, o princípio inteligente ou a Mente; o Éter, o Vogo, o Ar, a Água e a
Terra. 4
Eis por que as filosofias e doutrinas
espiritualistas da Terra, em sua essência, tratam da revelação cosmogônica pela mesma ordem
setenária, embora às vezes variem, entre si, nas suas denominações peculiares e
especulações filosóficas, conforme seja a índole, o temperamento e as tradições
de cada povo. Assim, por exemplo, os Rosa-Cruzes referem-se a sete divisões com relação ao homem, na
seguinte forma: o mundo de Deus, o dos Espíritos Virginais, o do Espírito
Divino, o do Espírito da Vida, o do Pensamento, o dos Desejos e o da Matéria.
Embora se verifique aparente diferença com a mesma enunciação feita pela Ioga,
na intimidade espiritual ambos concordam, malgrado a última assim especifique a
sua definição setenária: Espírito, Mente Espiritual, Intelecto, Mente Instintiva,
Prana ou Força Vital, Corpo Astral e Corpo Físico". 5
No entanto, para melhor entendimento e
facilidade de estudo, achamos melhor reduzir essa enunciação setenária tão
tradicional e familiar no Oriente, para uma concepção mínima de "quatro
divisões", ficando assim esquematizada: "Espírito, Perispírito, Duplo
Etérico e Corpo Físico": Deste modo, o Perispírito, no estudo espiritista,
é o equipo que abrange, no seu conjunto, a mente espiritual, o intelecto, a
mente instintiva, o Prana e o corpo astral da especificação Ioga, em
correspondência, também, com o mundo do Espírito Virginal, do Espírito Divino,
do Espírito da Vida, do Pensamento e dos Desejos da Rosa-Cruz. 6 São esses corpos ou elementos intermediários da atividade
espiritual que, grupados num só conjunto, constituem o perispírito, o qual,
então, preenche os planos intermediários e serve de elo para o Espírito pôr-se
em contacto com a matéria. É a ponte de ligação entre o reino espiritual e o
mundo físico, sem necessidade de esmiuçá-la com especificações e subdivisões
que lhe destaquem o corpo mental, vital, espiritual ou astral, tão ao gosto dos
orientais. Para os espíritas é suficiente enfeixar todas essas
"subdivisões" e "veículos" intermediários, da filosofia
Oriental, num só corpo ou equipo, qual seja o perispírito.
O perispírito não é, pois, um "corpo
vaporoso", conforme a enunciação kardecista, mas um equipo complexo e
capaz de atender as mais variadas atividades e desejos do espírito imortal.
Considerando-se que a doutrina espírita é movimento de natureza popular, destinado
a todos os "não iniciados" nas particularidades do mundo oculto, o
Alto então aconselha que seja resumido o estudo do perispírito, tanto quanto
possível, evitando-se a saturação mental que perturba os adeptos e médiuns
ainda imaturos em tal assunto. Eis por que preferimos especificar esse estudo
do seguinte modo: Espírito, a centelha ou a Luz Imortal sem forma; o
Perispírito, abrange o corpo mental que serve para pensar; o corpo astral, que
manifesta a emoção, os desejos, os sentimentos; o Duplo Etérico, com o sistema de "chacras"ou centros de forças etéricas
(isto é, o corpo transitório de éter físico e situado
entre o perispírito e o corpo físico, o qual se dissolve depois da morte
do homem); e finalmente, o Corpo Físico, como
a derradeira peça a ligar o Espírito imortal ao mundo
material. Assim, pelo simples fato de o perispírito abranger o corpo
mental que é a fonte do pensamento e o corpo
astral, que dá vida aos desejos, sentimentos e emoções humanas, ele já se revela um instrumento inconfundível e de
assombrosa complexidade, e não o "corpo vaporoso"
citado na codificação kardecista por força da época. Ele é, realmente, a
"ponte viva", para o Espírito
alcançar a matéria e atuá-la de modo a impor suas idéias e os seus desejos. No Universo não existem fantasias nem
milagres, mas tudo obedece a um processo de
Ciência Cósmica regido por leis invariáveis, que regem o aperfeiçoamento das
coisas e dos seres. É óbvio, pois, que a
operação de "pensar", "desejar" ou "sentir" do
espírito, exige sistemas, órgãos e mecanismos
adequados na contextura do perispírito, em vez dele ser um corpo vaporoso semelhante à fumaça.
É sabido que as poses ou estados emotivos do homem
produzem em seu corpo determinadas reações psicofisiológicas que interferem com
o sistema nervoso cérebroespinhal, endocrínico, linfático, sanguíneo, ósseo,
muscular e outros fenômenos específicos. Portanto, muito mais importante do que
o corpo de carne é a estrutura anatomofisiológica do perispírito, que é a sua
matriz original e organismo "preexistente" ao nascimento e
sobrevivente à morte física.
3 - Vide o capítulo: "Algumas Noções
sobre a Prana", à página 172. descansou da obra que fizera (Gênesis, 2:1,
2 e 3).
5 - Nota do Revisor: Para os leitores mais
interessados nesse assunto, recomendamos as seguintes obras, que lhes
proporcionarão excelentes ensinos sobre os fundamentos principais do Espírito
Imortal, as quais assim se denominam: "Quatorze Lições de Filosofia
Yoga","O Curso Adiantado da Filosofia Yoga", "Raja
Yoga" e "Gnani Yoga", de Yogi Ramacharaka. Vide ainda, "Karrna
Yoga", de Vivekananda, obras editadas pelo "Círculo Esotérico do
Pensamento".
6 - Vide "Quadro Demonstrativo dos Sete
Mundos", da obra "Mensagens do Astral", de Ramatís,
principalmente a subdivisão região etérica, do "Mundo Físico",
páginas 265 e 266, Segunda edição. Vide capítulo "Noções sobre o
Perispírito e suas delicadas Funções", da obra "A Sobrevivência do
Espírito", parte ditada pelo espírito de Atanagildo.
Do livro: “Elucidações do Além”
Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.
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