PERGUNTA: Tendes
afirmado que o Cristianismo é a Religião Universal; e Jesus o seu fundador
insuperável. No entanto, muitos espiritualistas estudiosos e simpáticos à
filosofia oriental afirmam que o Budismo é um movimento superior. Que dizeis?
RAMATÍS: Sabe-se que os homens e suas religiões evoluem
de modo paralelo; conforme o povo se faz cada vez mais civilizado, a sua
religião também progride tanto em seus aspectos quanto na sua prática. A medida
que a humanidade assimila e cultua ideais mais elevados, esforçando-se para uma
realização moral mais sadia, também o seu culto e o seu entendimento da
Divindade manifestam-se sob melhor compreensão e bom senso. Assim, enquanto as
religiões primitivas condizem com os povos atrasados, o homem civilizado do
século XX requer uma doutrina religiosa compatível com o progresso atual.
Os estudiosos ateístas acham que a religião nunca teve uma origem
além do entendimento e dos costumes do próprio homem; mas o homem não é
exclusivamente um organismo carnal, porém, um espírito atuando do mundo oculto
na composição provisória desse corpo denso. Em consequência, o sentimento
religioso é inato no homem e o precede miesmo na sua adaptação ao mundo
material, como o provam os selvagens na sua busca de Deus, adorando o vento, o
sol e outros fenômenos da natureza. O homem civilizado e inteligente difere
nessa mesma procura deísta, porque a sua devoção sublima-se em aspectos mais delicados,
como a Luz, Energia, Divindade ou Absoluto! Eis por que ainda há lugar para qualquer espécie de religião e
doutrina religiosa no vosso mundo, uma vez que existem na humanidade tipos
adequados aos mais exóticos e excêntricos movimentos de "procura" e
''relação" com o inundo oculto. No seio do Catolicismo, do Protestantismo
e mesmo do Espiritismo, nascem movimentos doutrinários à parte (1), como verrugas
situadas no corpo da doutrina principal. Ante a psicologia e o temperamento dos
crentes primários, ainda incapacitados para se ajustarem à matriz religiosa
original, é suficiente um indivíduo fanático, excêntrico ou tomado de arroubos messiânicos,
iniciar um movimento religioso, por mais fantasioso ou ridículo, para que, em seguida, não tardem
a aparecer adeptos que levarão a sério o empreendimento absurdo, convencidos de
que encontraram a única Verdade! Daí a inutilidade das discussões religiosas
quanto a fixar-se a religião mais
certa, uma vez que essa condição é dependente,
primordialmente, da compreensão e do grau de cultura dos próprios adeptos.
Porém, a despeito dessa diversidade de credos, o Cristianismo é a única Religião
Universal prevalecente, no futuro, porque suas bases são absolutamente inconfundíveis e imodificável. Mesmo
que a humanidade alcance o mais alto índice de cultura e sabedoria, jamais
repudiará conceitos cristãos corno o "ama ao próximo como a ti mesmo"
ou "fazes aos outros o que queres que te façam"!
Em qualquer posto de comando ou grau de cultura, os fundamentos do
Cristianismo continuarão inalteráveis, porquanto aconselham ou determinam um
"estado de espírito" superior na criatura humana, qualquer que seja a
sua raça, inteligência ou posição social. E' uma doutrina que se ajusta ao
anjo, ao selvagem, ao senhor, ao escravo, ao rico, ao pobre, ao santo, ao criminoso,
ao sábio ignorante!
Há muitos séculos, os precursores de Jesus têm ensinado máximas
semelhantes, porém, nenhum deles conseguiu consolidá-las em bases
indestrutíveis no entendimento comum de todos os homens! "Ama ao próximo
como a ti mesmo" é sentença de fulgência moral eterna, pois o seu sentido
fraterno envolve toda humanidade. Jesus, portanto, fundou a Religião definitiva
ou a doutrina imutável da atualidade e do futuro; deu-nos o meio de relações
espirituais entre a criatura e o seu Criador, a qualquer momento e em qualquer
latitude geográfica. As contradições que ainda existem entre (1) Da Religião Católica Romana, primitiva, surgiram a
Igreja Católica Brasileira, a Ortodoxa e o Protestantismo; deste, surgiram seitas como os Luteranos, os
Mormons, Adventistas, Presbiterianos,
Batistas, Congregacionistas, Assembléia de Deus, Testemunhas
de Jeová, Ciência Cristã, Metodistas e outras. Mesmo na área espiritista há os
cardecistas, redentoristas, ecléticos, mediunistas, neo-espiritas; e a própria
Teosoíia e a Rosa-Cruz cindiram-se em outros movimentos separados. os religiosos que cultuam o Cristianismo ou desmentem seus conceitos
sublimes são frutos de interpretações
pessoais e especulações religiosas, que se distanciam da fonte iniciática por força de convicção fanática ou presunção. Ninguém
poderá '«fundar" ou "inventar" outro credo mais sábio, justo e sadio do que o Cristianismo,
cujo alicerce, o Evangelho,. é um Código divino que, através de sem; conceitos de alta moralidade, é
um reflexo vivo das próprias leis da Cosmo (2),
O Cristianismo baseado nas fórmulas do Evangelho, imutável no tempo
e no espaço, dispensa que alguém, lhe altere uma vírgula ou um til na sua
estrutura doutrinária! Jesus, seu fundador, deve ser considerado o mais elevado
instrutor espiritual do orbe, acima de seus precursores, embora estes sejam
dignos do tributo devocional, visto terem-lhe preparado o caminho messiânico,
Embora o Budismo seja um movimento
ético religioso de elevado alcance espiritual, falta-lhe aquela tonalidade da
amplitude universal do Cristianismo. Enquanto, para ser cristão dentro da ética
por Jesus, o homem de qualquer raça ou posição social pode aceitar e viver os seus
princípios, o budismo está confinado a uma espécie de limitação geográfica, a
um tipo de raça e gosto. Enquanto o oriental pode ser tão cristão quanto o ocidental,
o asiático será sempre um "melhor" budista do que o latino, o eslavo
ou o germânico.
DO LIVRO: “O SUBLIME PEREGRINO” RAMATÍS/HERCÍLIO MAES – EDITORA DO
CONHECIMENTO.
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