PERGUNTA: Mas um
perispírito delicadíssimo, composto de substância de um mundo mais evoluído,
não deveria exigir, mesmo num orbe inferior, um veículo de substância tão
delicada quanto a do seu mundo anterior?
RAMATÍS: Segundo
o vosso modo de pensar, espíritos do quilate de Buda, Platão, Crisna ou Pedro,
e de outros missionários do Bem espiritual, deveriam ter possuído corpos
exclusivamente fluídicos, visto que seus padrões vibratórios, tão altos, não
poderiam ter-se adaptado aos organismos demasiadamente
animalizados e compactos, do vosso orbe. No entanto, Buda engordou até à
obesidade e Platão era um carvalho vivo, de nervos e de músculos que fariam
inveja ao mais avantajado lutador de box moderno, ao mesmo tempo que Pedro,
sólido de carnes e cheio de força, impunha respeito pela sua figura de pescador
enrijecido pelo Sol.
O espírito
do homem, como um fragmento do espírito de Deus, descido à forma exterior da
matéria, possui no seu invólucro pe-rispiritual a miniatura de todas as
energias e substâncias do Cosmo. O espírito-puro, nessa tradicional descida angélica,
até atingir a substância física, vai incorporando gradativamente os elementos
de todos os planos que se situam no caminho. Em sentido contrário, as adaptações
imaturas para o "mais alto" sempre oferecem maiores dificuldades, porque
exigem um processo de vigorosa libertação das energias inferiores. Vezes há em
que a própria vontade e a capacidade do espírito são débeis para a ascensão, enquanto
que as adaptações para os planos inferiores são mais fáceis porque ele comanda
energias também inferiores e se deixa plasmar pelo vigor atuante do "mais baixo".
É mais
difícil ao celerado equilibrar-se especificamente na morada dos santos, do que
estes suportarem a atmosfera nauseante da prisão do delinquente. O batráquio do
charco não resiste à rarefação do ar das montanhas, mas o condor dos Andes
sobrevive ao nível do mar.
DO
LIVRO: “MENSAGENS DO ASTRAL” RAMATÍS/HERCÍLIO MAES – EDITORA DO CONHECIMENTO.
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