Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

domingo, 29 de setembro de 2013

Elucidações sobre a prece – 8ª Parte







PERGUNTA: - Mas é evidente que nem todos os cânticos, coros ou hinos, influem de maneira benfeitora na alma dos ouvintes. Não é assim?

RAMATÍS: - Há que distinguir, naturalmente, os cânticos e os coros que, embora sob a mesma técnica e natureza expressiva, despertam sentimentos e objetivos que coletiva" os brados guerreiros de cólera, vingança ou furor, instigados pela música agressiva dos hinos belicosos. São cânticos de vanglórias, de orgulho ou de desforras, que, apesar do seu motivo patriótico, separam e avivam o ódio entre os homens, contrastando negativamente com o sentido pacífico da oração que é mensagem de Amor e Vida Eterna.
Os cânticos religiosos de hosanas a Deus, os poemas sinfônicos que exaltam a beleza da vida e as virtudes dos homens; os hinos de incentivo ao dever cívico e às atividades criadoras da juventude, como mensagem do estímulo superior, erguem o coração e a alma dos ouvintes em favor de tarefas benfeitoras na face da Terra. Também servem de consolo e ânimo quando, em certos momentos da existência, o conjunto de vozes humanas emolduradas pelas melodias sublimes, avivam na alma a glória da vida imortal! 7

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Elucidações sobre a prece – 7ª Parte






PERGUNTA: - Que dizeis quanto às preces coletivas no seio das igrejas católicas, nos templos protestantes ou nas casas espíritas?



RAMATÍS: - Insistimos em dizer-vos que a importância e a sublimidade da prece dependem fundamentalmente do grau espiritual, das intenções, da renúncia e dos sentimentos daqueles que oram. A prece coletiva ou a "prece-louvor" de hosanas ao Criador, que os fiéis e religiosos pronunciam comumente nas igrejas católicas, nos templos protestantes ou mesmo nas associações espíritas, atraem os bons espíritos que também se associam à beleza das vozes humanas, comungando e incentivando as vibrações harmoniosas desses hinos de gratidão a Deus. Durante os cultos religiosos de excelsitude espiritual, o magnetismo dos seus participantes evola-se em vibrações radiosas até as abóbadas do templo e depois desce em formosa chuva de pétalas diamantíferas, à feição de um bálsamo divino. 6 Em tal momento os fluidos benfeitores expungem angústias, amenizam as reminiscências dolorosas e revitalizam a alma, pondo-a em contato feliz com as vibrações das esferas celestiais.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

TRABALHO EDUCATIVO REDENTOR.

Clique na imagem para ampliar


Elucidações sobre a prece – 6ª Parte






PERGUNTA: - Cremos que as palavras pronunciadas durante a prece são de pouca importância e eficácia. Não é assim?

RAMATÍS: - As palavras também se configuram na mente humana durante a prece porque lhes cabe a função de expressar as idéias e os variados estados de espírito do homem, embora os seus lábios não as pronunciem. A oração sem palavras "pensadas" ou "pronunciadas" seria então o estado de espírito do "samadhi" tradicional dos hindus. 4 No entanto, o homem só pode orar quando parte de um motivo ou de uma idéia que ele associa a outras idéias mais ou menos sublimes, até estabelecer em si mesmo um ritmo psíquico cada vez mais ascendente.
4 - Nota do Revisor: "Samadhi" é um estado de espírito de pura abstração e peculiar das almas santificadas. No Ocidente é conhecido pelo "êxtase" dos santos.

domingo, 22 de setembro de 2013

Elucidações sobre a prece – 5ª Parte



PERGUNTA: - Que dizeis da ação da prece usada como recurso defensivo nos trabalhos mediúnicos de intercâmbio com os espíritos desencarnados?

RAMATÍS: - A prece, realmente, é um dos recursos eficientes para o bom êxito do intercâmbio medi único, uma vez que essa relação mediúnica entre "vivos" e "mortos" processa-se geralmente através do contato perispiritual dos desencarnados com o perispírito do médium. Desde que o intercâmbio mediúnico efetua-se particularmente pelo ajuste oculto e energético do perispírito de ambos os comunicantes, é óbvio que o seu sucesso depende bastante da qualidade dos fluidos e do magnetismo que forem mobilizados no ambiente dos trabalhos espíritas.
Sem dúvida, tal sucesso é negativo nas relações mediúnicas entre os espíritos de baixa categoria espiritual e os homens venais ou corruptos, que se afinam mentalmente a um campo magnético de forças inferiores. O intercâmbio sadio exige no ambiente ausência de quaisquer fluidos mortificantes e perniciosos; e a prece é um poderoso agente de profilaxia e defesa vibratória. Mas é óbvio que, durante o intercâmbio mediúnico com o Além, os guias e os mentores espirituais não são obrigados a sustentar no ambiente de trabalho um padrão fluídico superior, quando os seus próprios componentes permaneçam dominados por impulsos mentais censuráveis, que alteram a harmonia do conjunto.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Elucidações sobre a prece – 4ª Parte.






PERGUNTA: - Conforme vossas ponderações, concluímos que a prece, tanto quanto seja mais pura e sublime, ela é "menos defensiva" para o corpo físico, embora de maior eficiência para o espírito. Não é assim?



RAMATÍS: - Durante a prece sincera e fervorosa, o espírito libera-se com mais facilidade do corpo físico, pois vive em tal momento, num estado de "fuga vibratória", que lhe faz sentir algo de sua verdadeira vida além da matéria. Nesse instante de pausa espiritual, o organismo de carne quase que pulsa exclusivamente sob o comando da vida animal.
Aliás, o conceito moderno de Ciência é de que a matéria é um aglomerado de "energia condensada" ou de "energia concentrada", a qual se libera e retoma à sua fonte primitiva depois da desintegração dos objetos ou da morte do corpo carnal. É óbvio, portanto, que a oração, como um processo dinamizador, beneficia o campo energético mental e astral do ser, facultando ao espírito maior liberdade de ação. Embora a prece não proporcione absoluta proteção ao corpo físico contra as hostilidades do meio onde ele se manifesta, pelo menos dinamiza o seu energismo insuflando novos estímulos de vitalidade espiritual na organização humana. A frequência vibratória superior conseguida pelo recurso da prece no energismo do corpo físico, também assegura melhores relações e mais harmonia no metabolismo atômico das comunidades celulares. E disto resultam condições mais favoráveis para a atividade e equilíbrio do sistema nervoso e endocrínico, como principais responsáveis pela estabilidade orgânica da saúde do homem.É de senso comum que a ausência de preocupações graves ou de circunstâncias dolorosas alivia a mente e afrouxa o sistema nervoso. Como decorrência, a prece é excelente recurso terapêutico para o homem, porque a sua dinâmica liberta o espírito das contingências materiais, proporcionando momentos de paz e de agradável alívio corporal.O ser não só se reanima em espírito como estabelece melhores condições para a atividade fisiológica corporal nessa louvável vivência angélica. Deste modo, indiretamente, a oração também é útil ao corpo físico porque lhe concentra valiosas forças espirituais e o defende contra as vibrações inferiores projetadas por outras mentes mal-intencionadas.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Elucidações sobre a prece – 3ª Parte








PERGUNTA: - No entanto, pela tradição histórica sertaneja soubemos de facínoras e guerrilheiros, que tinham o "corpo fechado": graças às "simpatias": rezas e orações misteriosas que eles conduziam consigo, as quais, além de protegê-los contra os seus inimigos, também os livravam de acertarem contas com as autoridades policiais. Que dizeis disso?


RAMATÍS: - Tal acontecimento resulta da convocação de energias subvertidas do mundo astral inferior. É conluio dos espíritos "satânicos" que, por intermédio dos seus bruxos e feiticeiros sediados na carne, operam em favor de súditos afins, proporcionando-lhes a imunização" corpo fechado", isto é, um circuito forte de magnetismo inferior. É mobilização das cargas astralinas agressivas, concentradas num campo magnético denso, sustentando a cortina de fluidos animalizados em torno do protegido. Para o êxito de tal cometimento, esses magos das sombras utilizam-se de talismãs, símbolos, recursos hipnóticos, substâncias odoríferas agrestes ou mesmo apetrechos de uso pessoal do mesmo Depois submetem tais coisas à baixa freqüência vibratória, dentro da lei de que "os semelhantes atraem os semelhantes" 2 e através de exorcismos, liturgias diabólicas e rituais bárbaros, compõem uma atmosfera fluídica isolante ou refratária em torno dos seus adeptos e pupilos.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Elucidações sobre a prece – 2ª Parte










PERGUNTA: - A oração também pode ser mobilizada como um recurso positivo de segurança e defesa do corpo físico?



RAMATÍS: - A oração, embora constitua uma atitude de sublimação espiritual, não pode livrar o homem das agressões e hostilidades dos malfeitores do vosso mundo. Inúmeras criaturas de vida santificada foram trucidadas no momento que proferiam a mais fervorosa prece. Paulo foi decapitado quando orava; os mártires do Cristianismo sofreram o massacre mortal das feras dos romanos, enquanto interligavam-se pela força emotiva da prece e dos cânticos excelsos de renúncia à vida humana. Jesus, o Divino Amigo, enquanto os algozes lhe perfuravam as carnes com os espinhos e os cravos do martírio, comungava na mais elevada prece de amor ao Pai; Giordano Bruno, João Huss, Joana D'Arc e outros, apesar de suas rogativas fervorosas a Deus, não puderam livrar-se das chamas que lhes torravam as carnes no suplício das fogueiras.

sábado, 14 de setembro de 2013

"Conhecereis a verdade e ela vos libertará"


Clique na imagem para ampliar


Elucidações sobre a prece - 1ª Parte







PERGUNTA: - De um modo geral, como considerais a prece?

RAMATÍS: - A prece dinamiza os anseios sublimes que, em estado latente, já existem na intimidade do Espírito imortal. O homem, na verdade, como futuro anjo, quando se devota à oração, exercita-se num treino devocional que o põe em contato com os espíritos de hierarquia angélica. Toda prece fervorosa e pura recebe do Alto a resposta benfeitora, a sugestão mais certa e, também, as energias psíquicas que sustentam o próprio  corpo carnal. 1

1 - Nota do Revisor: "Cada prece, tanto quanto cada emissão de força, se caracteriza por determinado potencial de frequência e todos estamos cercados por Inteligências capazes de sintonizarem com o nosso apelo, à maneira de estações receptoras". Trecho extraído do capítulo "Em Torno da Prece", da obra "Entre a Terra e o Céu", de André Luiz a Chico Xavier.

É um dos recursos eficientes que eleva e reorganiza a harmonia "cosmo-psíquica" do homem, pois abranda as manifestações animais instintivas, afasta os pensamentos opressivos, dissipa a melancolia, suaviza a angústia e alivia o sofrimento da alma. Embora o homem nem sempre se aperceba dos efeitos positivos e benfeitores que recebe por intermédio da oração, ele retempera suas forças espirituais e se encoraja para enfrentar com mais otimismo as vicissitudes e os sofrimentos próprios da existência terrena, pois mobiliza esse potencial criador da Vida, que aproxima o homem do ideal da Angelitude.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O Espiritismo e o caráter da sua assistência material e espiritual.





PERGUNTA: - Aludindo ao serviço de caridade do Espiritismo, no Brasil, porventura outros credos também não o têm praticado a contento, tais como os, que mergulham nas regiões mais afastadas do globo a fim de socorrer os selvagem e os famintos de pão e de esclarecimento?

RAMATÍS: - Reconhecemos que o protestantismo, principalmente, desenvolveu no mundo um bem organizado e louvável programa de paz e amor, pois os seus adeptos se embrenham pelas matas e regiões inóspitas, levando o consolo, o socorro e o medicamento aos infelizes párias que se encontram em zonas distantes e sem quaisquer recursos de assistência imediata. Nesses labores socorristas e caritativos, eles são disciplinados, metódicos e ordeiros, conseguindo resultados proveitosos em favor dos enfermos e necessitados. Muitos desses protestantes heróicos são almas de escol, que deixam suas moradias felizes a fim de servirem ao homem terreno ainda preso às cadeias do raciocínio primário e inconscientes quanto à sua hierarquia moral e espiritual na ordem da Criação.
No entanto, o programa espírita é mais avançado no seu conteúdo doutrinário, pois através dele o Alto tem como principal finalidade esclarecer o espírito do homem e libertálo conscientemente dos ciclos dolorosos das encarnações terrenas, ajudando-o a compreender e a sentir qual o verdadeiro motivo e objetivo real da vida, de modo que ele tenha consciência plena de si mesmo como espírito eterno ou imortal. E então, esclarecido de que é uma entidade superior, ele se esforce por vencer os instintos animais e alcance, o mais breve possível, o seu destino glorioso da angelitude, que o libertará das reencarnações e lhe facultará ser feliz em todos os recantos do universo a serviço de Deus e das humanidades em seus estágios de evolução.
Embora o Protestantismo realize proveitoso trabalho de assistência junto aos deserdados da sorte, a sua meta precípua é "salvar" as criaturas, as almas, mediante o cultivo das virtudes santificantes, mas, também, ameaçando-as de que os pecados as condenarão às chamas do Inferno por toda a eternidade!

Complexos psíquicos e as imagens mentais – Final






PERGUNTA: - Observamos alguns irmãos umbandistas arrastarem móveis, a fim de obter espaço para improvisar congás em suas residências. Logo estão a dar consultas e todo tipo de atendimento em suas moradas. Qual vossa opinião sobre as atividades de caridade realizadas em ambiente doméstico?


RAMATÍS: - Infelizmente, está situação é corriqueira. É generalizado o desconhecimento dos fundamentos mínimos da consagração vibratória de um templo de umbanda. Os trabalhos realizados durante uma sessão de caridade (consulta, desobsessão, desintegração de formas de pensamento, morbos psíquicos e larvas astrais), aliado ao desmanche de magia negra e de outras ferramentas de ataques psíquicos espirituais, necessitam de campos de forças adequados para proteção, como forma de dissolver todos os restos fluídicos que ficam pairando no local, no éter circunscrito à crosta terrestre. É como se uma casa de umbanda fosse uma enorme usina de reciclagem de lixo astral. Atividades sem nenhuma fundamentação defensiva no campo da alta magia, não amparadas pela corrente mediúnica e os devidos condensadores energéticos, tendem a se tornar objeto de assédios das regiões trevosas.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Complexos psíquicos e as imagens mentais – III









PERGUNTA: - Na postura ativa dos grupos de apometria, tornou-se habitual trazer espíritos obsessores por meio de evocações e criação de campos de força de detenção. Parece-nos que há um "pelotão de choque" dando cobertura às lides apométricas. O agrupamento terreno não corre riscos de assédios e revides adotando esses procedimentos, ao nosso ver violentos?

RAMATÍS: - Nos trabalhos mágicos de todos os tempos sempre houve uma operação conhecida por exorcismo, que nada mais é que o afastamento dos espíritos obsessores do indivíduo e do local por ele habitado. As evocações e invocações são necessárias para que haja concentração, e a corrente mental criada pelas emanações dos encarnados fornece a quantidade de energia necessária para as intervenções que estão ocorrendo nos subplanos inferiores do plano astral, conduzidas pela equipe espiritual.
É verdadeira a existência dos "pelotões de choque", o que não tem nada a ver com violência. Considerai que um caboclo de Ogum, em trânsito nas zonas abissais, e um exu guardião, atuando nas esferas trevosas da subcrosta terrícola, não são exemplos de mansuetude e cordialidade se comparados a uma freira fazendo preleção evangélica para estudantes púberes numa manhã dominical, mas passam ao longe de serem classificados como violentos. Esses equívocos de interpretação demonstram preconceito com as diferenças de aparência (formas) dos corpos astrais que as entidades adotam, que, por sua vez, são plasmadas em concordância com as coletividades que estão sendo socorridas.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Complexos psíquicos e as imagens mentais – II







PERGUNTA: - Para a aplicação da apometria ser bem sucedida é essencial que o dirigente esteja apto a elaborar imagens mentais e "sugestionar" o grupo. Considerando que somos naturalmente desconcentrados, concluímos que nem todos se adaptam à dinâmica apométrica. Nesses casos, podemos deduzir que há uma exigência de postura pessoal e treinamento mental muito mais ativo do que a "mera" passividade mediúnica tradicional, em que se espera os espíritos aproximarem-se da mesa no escuro, entre cochilos e bocejos?



RAMATÍS: - Sem dúvida, para os trabalhos mágicos com apometria ser bemsucedidos, é de fundamental importância que o operador encarnado tenha a capacidade mental para movimentar as energias cósmicas e condensá-las, direcionando-as e controlandoas no plano astral, processo que é potencializado pelo apoio dos espíritos que dão suporte ao agrupamento. Evidente que os princípios de criação das formas de pensamento em que todos se apoiarão são os mesmos da magia de todos os tempos, precisando o mago operante no plano material ter a disciplina e a concentração mental necessárias para a "solidez" das imagens nas dimensões etérica e astral.

sábado, 7 de setembro de 2013

Complexos psíquicos e as imagens mentais - I







PERGUNTA: - Concluímos que as manifestações mediúnicas com enormes flutuações emocionais, catárticas, desgastantes para os sensitivos, são um roteiro de autoconhecimento. Percebemos que certos médiuns, depois de um tempo, cessam de dar esse tipo de manifestação, outros continuam, como se estacionassem, não ampliando a educação consciente dos sentimentos. É isso?

RAMATÍS: - Os antigos alquimistas mencionavam o período de "escórias e escumas" que subiam à superfície nas fases iniciais dos seus experimentos químicos. Em analogia, isso não é diferente nos sensitivos, como se fosse um enovelado de complexos psíquicos, ocultos no fundo escuro dos porões mentais, que sobem buscando a fresta iluminada pelo Sol, durante os primeiros estágios do exercício da mediunidade. São registros que estão no inconsciente milenar e precisam ser exteriorizados pelas catarses, como folhas pútridas que acompanham a correnteza da água que passa pelas comportas da usina hidrelétrica recém-inaugurada.
Conforme esses traumas passados vão se soltando, poderão ocorrer manifestações emocionais violentas, que flutuam subjacentes à consciência atual. Os dirigentes devem ter habilidade para orientar adequadamente os sensitivos, sob pena de estigmatizarem o animismo como se fosse mistificação (situação corriqueira em muitas escolas de médiuns), o que em absoluto não é o caso.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

QUAL A FINALIDADE DAS FORMAS PENSAMENTO EM ELEVADAS VIBRAÇÕES?







PERGUNTA: - Podemos entender essas formas criadas como se fossem entidades à feição de artificiais do plano mental, que interferem no plano astral? Haveria outras finalidades para formas de pensamento do tipo artificiais em níveis de elevadas vibrações? Pensávamos que isso fosse dispensável.

RAMATÍS: - As formas de pensamento criadas no plano mental para interferência no plano astral são como artificiais benfazejos (os artificiais não são somente para o mal) da alta magia cósmica, em prol da ordem morfológica natural e necessária a cada dimensão vibratória onde os espíritos estagiam, em atrito com a forma manifestada. Claro está que sofreram rebaixamento vibratório para se concretizar, não estando retidas no plano mental, mas implantadas no universo astral, como as cortinas e os cenários de uma apresentação teatral dirigida por competente cenógrafo.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

A interferência dos mentores e a proteção do grupo nos atendimentos apométricos.










PERGUNTA: - Diante de vossa assertiva: "Na maioria das vezes, por interferência dos mentores, há o 'encapsulamento' do grupo, que atua como se estivesse num set cinematográfico sem saber", concluímos que raramente entramos no plano astral inferior sem cobertura espiritual. E nos casos de remoções e resgates de comunidades sofredoras das regiões umbralinas?

RAMATÍS: - Continuais cercados em campo vibratório de proteção, como se fosse uma espécie de cápsula envoltória. Nesses casos, impõe-se a utilização de sensitivos desdobrados, projetados nesses locais de baixas vibrações, pela necessidade de enorme liberação de energia animalizada do corpo etérico. Então, mesmo que vossos dirigentes apométricos procedam às contagens, plasmando escafandros protetores, sem a inestimável ajuda de espíritos especialistas nessas tarefas e profundos conhecedores das artimanhas dos servos dos magos negros, impossível aos médiuns não se ressentirem vibratoriamente. Esses especialistas são conhecidos na umbanda como exus, e são os mesmos que atuam no centro espírita, pois a natureza não está garroteada à vontade preconceituosa dos homens.
Há de se distinguir as irradiações mentais, apoiadas nas pausadas contagens magnéticas da apometria, em que os médiuns não "descem" às regiões subcrostais do Umbral, das incursões em que os médiuns se projetam a tais regiões. Nesses casos, é socorrido.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

HABITANTES DO PLANO MENTAL








PERGUNTA: - Podeis nos dar vossas elucidações sobre os habitantes dos subplanos superiores do plano mental, onde alguns grupos dizem atuar com regularidade, durante a dinâmica dos atendimentos de apometria?



RAMATÍS: - Raramente atuam no plano mental na dinâmica da apometria. Excepcionalmente, nos subplanos inferiores dessa dimensão. Costumeiramente a interferência apométrica se concretiza no plano astral e no plano físico com os médiuns desdobrados. Na maioria das vezes, por interferência dos mentores, há o "encapsulamento" do grupo, que atua como se estivesse num set cinematográfico sem saber. Isso se dá para vossa proteção. Sereis facilmente iludidos se entrardes nas cidadelas astralinas sem cobertura espiritual. Noutras vezes, interferis, desprendidos no plano físico, nos resgates de espíritos sofredores imantados na crosta e habitando as residências dos consulentes, e nas atividades em que o atendido se encontra à distância, o que não caracteriza que estejais projetados no plano astral.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...