(Mateus, 13:1-23; Marcos, 4:1-20 e Lucas, 8:4-15)
PERGUNTA: -
Porventura, Jesus teria condenado os demais crentes primários, que ainda não
podiam entender ou absorver o significado do ensinamento oculto das sementes do
seu Evangelho?
RAMATÍS: Jesus
nunca condenou e lembremo-nos de que é dele a severa advertência de "Não
julgueis para não serdes julgados", ou, ainda, "Com a mesma medida com
que medirdes sereis medidos", comprovando que conhecia perfeitamente as deficiências
humanas. Coube-lhe a missão de especificar e distinguir quais são os atos e as atitudes
eletivas, a fim de conduzir mais breve a alma humana para o "reino de
Deus". Os quatro tipos de terrenos enunciados na parábola do Semeador, não
somente definem as graduações tão comuns entre os homens, quando sob os postulados
de qualquer doutrina espiritual, como também focalizam as diversas épocas que o
espírito vive na sua romagem física.
O terreno
inacessível e duro, que a semente não chega a penetrar, corresponde à fase da
meninice espiritual, quando o espírito encarnado mal compreende a sua condição humana,
cuja inteligência é praticamente sensoriomotora e a afetividade fortemente egocêntrica.
O terreno rochoso identifica um estágio evolutivo de uma inteligência ligada às
formas concretas, e cuja afetividade mal ultrapassa o ambiente familiar; que se
afasta facilmente de qualquer labor sem utilitarismo; o terceiro trecho do
terreno, onde a semente penetra, germina e cresce, mas é absorvida pelos
espinhos que a circundam numa proliferação vigorosa, mas nociva, subentende-se
aos que desenvolveram melhor a inteligência conseguindo um estado intuitivo,
que lhes fez perceber o valor da semente, mas, infelizmente, não vigiaram o seu
crescimento sadio.
Enfim, no
quarto terreno, a semente frutifica com pleno sucesso, pois ali encontra a condição
favorável e nutritiva, simbolizando o período da inteligência lógica e, ao
mesmo tempo, capacitada para o abstrato, em que a experiência do espírito
proporciona-lhe condições de aprender e assimilar os conceitos cristãos numa
expansão que ultrapassa os acanhados limites da sociedade imediatista. É a
reativação espiritual de sua origem em que as vicissitudes e dores vencidas,
juntamente com a cultura adquirida, compõem o estímulo final para impulsionar a
alma ao reino do Senhor.
"O
Evangelho À Luz Do Cosmo” Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.
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