PERGUNTA: Que significa o
joio?
RAMATÍS: Embora o joio seja uma gramínea da mesma
família do trigo, é considerado uma planta de má qualidade, pois sempre sufoca
ou prejudica a espécie útil. Há mesmo, entre os homens, sentenças populares que
definem essa anomalia do mesmo tipo de gramínea, quando se diz: "Cá isto é
trigo sem joio", ou "É padre, mas é joio de Igreja, e não trigo de
Santuário". 1
1 - Frase de Castilho, na obra "Avarento", II,
7, página 151, edição 1871.
O joio oferece aspectos tão semelhantes ao trigo, que é muito difícil distingui-Io durante o seu crescimento. Quando começa a germinar é facilmente confundido com o trigo, pois lembra certas criaturas que, apesar de sua figura convencional e aparentemente correta, minam sub-repticiamente as atividades produtivas e benfeitoras dos outros seres.
O joio oferece aspectos tão semelhantes ao trigo, que é muito difícil distingui-Io durante o seu crescimento. Quando começa a germinar é facilmente confundido com o trigo, pois lembra certas criaturas que, apesar de sua figura convencional e aparentemente correta, minam sub-repticiamente as atividades produtivas e benfeitoras dos outros seres.
PERGUNTA: Qual o sentido
íntimo e espiritual que levou Jesus a socorrer-se do exemplo do trigo e do joio
para a sua exemplificação evangélica?
RAMATÍS: Sob a visão sábia e sublime de Jesus, o joio
simboliza toda reação e interferência nociva, que se faz na semeadura da
palavra de Deus. É a própria atividade mistificadora de sacerdotes, lideres
religiosos, mestres espiritualistas, chefões de seitas ou condutores de homens,
que proliferam e crescem na mesma seara do bem, mas, na verdade, ali
florescem, negativa e fraudulentamente, sufocando o próprio trigo que procura
vicejar ao seu lado. É de bom senso que, se
não fosse a fraude do joio no seio de todas as atividades
espiritualistas, tanto quanto tem acontecido desde os tempos pagãos até os dias atuais, a palavra do Senhor já teria dominado toda
a face da Terra.
PERGUNTA:
Poderíeis informar-nos qual foi o acontecimento que atraiu Jesus para compor a
parábola do trigo e do joio?
RAMATÍS:
Jesus recorreu ao exemplo
do trigo sadio e do joio nefasto, talvez evocando certo acontecimento muito
comum no Oriente, quando, por motivos de ciúmes, vingança ou maldade, o
lavrador inconformado e vingativo mandava os seus agregados semearem
ocultamente o joio no meio da seara de trigo plantada pelo vizinho concorrente.
Isso era feito à noite, às escondidas, quando dormiam os lavradores prejudicados, jamais à luz do Sol. O joio era semeado de modo tão sorrateiro, que as vítimas da indigna façanha só percebiam o prejuízo mais tarde, quando já havia crescido a erva nociva, e produzido os frutos inúteis.
Isso era feito à noite, às escondidas, quando dormiam os lavradores prejudicados, jamais à luz do Sol. O joio era semeado de modo tão sorrateiro, que as vítimas da indigna façanha só percebiam o prejuízo mais tarde, quando já havia crescido a erva nociva, e produzido os frutos inúteis.
A
surpresa tomava os camponeses prejudicados e, por vezes, verificava-se que os próprios
empregados podiam cometer tal delito a soldo dos outros vizinhos vingativos.
Isso,
então, era considerado uma "segunda semeadura", porém, sub-reptícia,
solerte e avassaladora, que minava a boa seara e anulava o labor sacrificial e
correto dos bons lavradores.
DO
LIVRO: “O Evangelho à Luz Do Cosmo” Ramatís Hercílio Maes – EDITORA DO
CONHECIMENTO.
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