Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Problemas do Vício de Fumar – VIII




Pergunta: - Mas que dizer de homens célebres como Lord Byron, o esotérico Bulwer Lytton, o genial Rudyard Kipling, autor do poema "Se", Churchill, o responsável pela vitória dos aliados, que além de fumantes inveterados, consideravam o tabaco um prazer indiscutível?



Ramatís: - Celebridade não é sinônimo de santidade ou libertação do instinto inferior. No entanto, todos os homens espiritualmente libertos do jugo da matéria não fumavam, como Francisco de Assis, Ramacrisna, Gandhi, Maharschi, Lahiry Marasaya, Vivekananda e outros líderes do espiritualismo sadio.
Em virtude de o orbe terráqueo ainda ser uma escola de alfabetização espiritual, os espíritos que o habitam também são de natureza primária; ainda são alunos quase irresponsáveis, inescrupulosos, rebeldes, mal-educados, cínicos, agressivos e até cruéis, como se pode verificar pela simples leitura dos jornais do mundo. Eles matam-se em guerras fratricidas, liquefazem os companheiros com bombas incendiárias ou atômicas, arrasam cidades, lavouras, pomares, campos, matas, destroem cidades e reservas nutritivas, para depois lastimarem e temerem o fantasma da fome. Zombam dos seus líderes espirituais, pulverizam templos e instituições religiosas, selecionam jovens sadios e depois os enviam para a guerra e os estropiam em batalhas sangrentas.
Em consequência, os próprios gênios incomuns, cientistas abalizados e filósofos eruditos que formam a cúpula mais sadia da humanidade terrena, ainda são criaturas inconscientes de sua realidade espiritual. O cientificismo, a cultura ou habilidade incomuns não os livra de mergulhar nas paixões e nos vícios do mundo, porque sua alma ainda é de graduação espiritual primária. Deslumbram-se, porque esmiúçam o atomismo estrutural dos elementos que compõem a sua moradia física, mas ainda não alcançam o conhecimento de si mesmos! Dominam os fenômenos próprios do cenário terreno onde atuam, mas não conseguem libertar-se, sequer, do tolo vício de fumar.
Kipling compôs o admirável poema "Se", um admirável tratado de libertação humana, mas ainda fumava bons charutos como qualquer moleque divertido; demonstrando que ele mesmo não conseguira se tornar o homem sonhado na sua criação genial! Bulwer, Lytton escreveu avançadas obras de simbolismo iniciático, focalizando diversas atitudes do homem no campo da espiritualidade consciente, mas era escravo do tabaco, em flagrante contradição consigo mesmo! Churchill concorreu extraordinariamente para libertar o seu país das garras nazistas; mas, lastimavelmente, na sua ingênua preocupação de manter a tradição de uma figura excêntrica, em vez de fumar, era "fumado" pelos ostensivos charutos! Por isso, já dizia Pedro: "Porque todo aquele que é vencido é também escravo daquele que o venceu" (Epístolas II, 2:19).

Pergunta: - Entre os próprios médicos há divergência de opiniões, pois enquanto alguns condenam o fumo, outros o acham inofensivo e até prazenteiro! Que dizeis?



Ramatís: - A confusão ainda é uma condição comum do vosso mundo primário e ela também ocorre entre os próprios cientistas. O homem tateia, vacila e duvida antes de firmar seus princípios científicos, morais e sociais; e paga a sua cota de sacrifício no equívoco que precede a exatidão. Ptolomeu, em sua época, demonstrou cientificamente que a Terra era o centro do sistema solar; Copérnico, mais tarde, também provou, sob fundamento científico, que o Sol era o centro do sistema e a Terra era quem girava. Mas Tycho Brahe, cientista de renome, combateu novamente a teoria de Copérnico, defendendo a tese ptolomaica. Lavoisier não acreditava que os meteoros caíam do céu; Pasteur foi combatido e ridicularizado antes de glorificado pela ciência médica.
Assim se verifica no tocante aos próprios vícios da humanidade; há quem os defenda

por achá-los inofensivos, até comprovar-lhes os malefícios na própria carne! O médico que fuma pode achar inofensivo o tabagismo, enquanto o que ainda não se viciou o censura como uma prática perigosa.
No entanto, é suficiente o mais singelo exame de laboratório, para se comprovar a natureza agressiva do alcalóide nicotina, que existe profusamente no tabaco.
Após certo tempo de tabagismo, podem provir dores de cabeça do monóxido de carbono; irritações dos brônquios, da garganta e dos pulmões, produzidos pela amônia ou piridina; nas fossas nasais, devido ao calor da brasa do cigarro, crestam as mucosas sensíveis das narinas. Há, ainda, os efeitos danosos dos derivados alcatroados do fumo, que formam residual nocivo atacando os pulmões, enegrecendo os dentes e compondo o terreno eletivo para o câncer pulmonar.


Pergunta: Muitos fumantes consideram que o cigarro acalma os nervos?!


Ramatís: - Os sedativos também acalmam os nervos, principalmente os barbitúricos; mas terminam por causar depressão e mais tarde perturbam o metabolismo do sistema nervoso! O desejo incontrolável do fumante origina-se no corpo perispiritual, cujas emoções do homem centralizam-se na região do "plexo solar" ou "plexo abdominal". Em consequência, os fluidos volatizados do fumo convergem para essa zona perispiritual, após verterem pelo "duplo-etérico", 59 consolidando-se, ali, o condicionamento que vitaliza o desejo vicioso incessante. Disso origina-se a angústia perispiritual devido ao eflúvio constante do tabaco eterizado, a qual só se acalma com a própria droga, tal qual acontece com o "delirium tremens" produzido pelo álcool e depois tranquilizado pela ingestão do mesmo. O fumante supõe tranquilizar os nervos, porque a nicotina ao penetrar no sangue produz um efeito hipnótico momentâneo sobre o nervo simpático. Lastimavelmente, os efeitos degradantes do vício requerem a providência da própria substância que o gera, assim como o veneno da cobra cura a mordida da mesma.



59 - Vide a obra "Elucidações do Além", de Ramatís, cujo tema do "Duplo-Etérico" é explicado satisfatoriamente.

Em consequência, o fumante inveterado, depois que desencarna ainda continua a sentir no "plexo abdominal" do perispírito' as angústias tabagistas do vício cultivado na carne, exigindo o cigarro para se acalmar, cousa impossível de ser satisfeita no Além- Túmulo, pela ausência de qualquer tabacaria!

Do livro: “A vida Humana E O Espírito Imortal” Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...