Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Qual é o processo ou a diferenciação que distingue positivamente o homem do super-homem ou o animal do anjo?


Servindo-nos o máximo possível dos vossos conceitos intelectivos e dualistas, como, por exemplo, os opostos de enfermo, mau, ignorante, feio, impuro, o super-homem, então, há de ser nessa conceituação exclusivamente terrícola o mais sadio, o melhor, o mais sábio, o mais belo e o mais puro dos homens. O melhor entendimento para essa distinção cultural, e que ultrapassa o limite das concepções humanas possíveis à mente terrícola, é considerar-se os vocábulos que melhor expressam o "maximum" superior da vivência física. Mas é evidente que a concepção de perfeito exige que o seu exame e comparação também sejam feitos sobre uma base "menos perfeita", a fim de, então, se conceituar o melhor, sempre acima e além da mesma base que nos serve de exemplo. Considerai como um dia mais perfeito, quando a luz solar diafaniza as formas do mundo e proporciona um espetáculo aos olhos, capaz de ativar as melhores e mais sensíveis emoções do homem. Evidentemente, o dia "menos perfeito" então há de ser obscuro, nevoento, triste e gélido, isto é, inferior ou contrário ao dia ensolarado, porque desestimula qualquer manifestação de alegria. A rosa mais perfeita é a que se mostra mais pujante em sua configuração, mais colorida e odorante, e que se abre em atraente projeção aveludada e embebida pelo sol carinhoso. Ela é, então, perfeita pela comparação com outras rosas sem beleza, sem cheiro e de aspecto mirrado. Igualmente, é mais perfeita a borboleta irisada a tremeluzir sob a luz do dia ensolarado, do que a lagarta que a precedeu rastejando pelo solo.

O super-homem, ou o anjo, portanto, é o homem mais perfeito, o qual já ultrapassa o máximo de conhecimento e beleza possível ao cérebro humano, e situa-se acima e além do melhor já realizado e concebido no mundo. É, enfim, a criatura que alcança o estágio incomum e mais sublime da realização espiritual. É a lâmpada viva e cristalina a projetar de si a mesma luz que ainda dormita na espessura compacta da pedra bruta.
O super-homem ou o anjo, enfim, é resultado da libertação completa, que o psiquismo alcança sobre a matéria. O anjo é o espírito puro, o senhor absoluto da própria vontade e liberado para o livre trânsito no Cosmo.


Ramatís – O Evangelho À Luz do Cosmo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...