PERGUNTA:
A higienização da Terra e a deliberação do Alto no sentido de
melhorar o seu clima, para redução das enfermidades, deixa-nos a idéia de que a
felicidade vai ser qualidade intrínseca do mundo físico. Não será assim? A
nossa principal tendência espiritual não deveria ser no sentido de nos
libertarmos da matéria, em lugar de pensar em felicidade neste mundo?
RAMATÍS:
A criança não deve abandonar
o curso primário, antes que tenha aprendido as primeiras letras; o estudante
criterioso não deixa o seu ginásio, nem o acadêmico a sua faculdade, antes de
conhecer perfeitamente as matérias que lhe servirão de base para o exercício da
futura profissão na sociedade. E esse aprendizado se faz por escalas, cada vez
mais estéticas e progressistas; há profunda diferença
entre o ambiente do curso primário, da palmatória, e o da academia, onde os jovens
alunos trocam ideias com os seus professores. É óbvio que a cartilha do mestre-escola
não serve para explicar a fisiologia do corpo ou a origem do direito humano. O
padrão pedagógico e a estatura orientadora do catedrático modificam-se em
conformidade com o ambiente e o alcance intelectual dos alunos. Mas, embora os
discípulos tenham por exclusivo objetivo libertarem-se da escola e expandir a
sua capacidade no meio profano, não pensam em fugir dela, mas sim na
compreensão exata das lições que lhes são ministradas sob graduação cada vez
mais alta.
A
Terra, portanto, significa o curso primário que até o momento vos tem servido
para o aprendizado do alfabeto celestial; no entanto, ao ser promovida para função
superior, exige novo programa didático mais harmonioso e artístico, para atender
aos discípulos aprovados no exame do "juízo final" e que, após o
diploma da Bondade e Amor, buscam aperfeiçoar-se no curso do desenvolvimento da
vontade para as tarefas criadoras do porvir!
PERGUNTA: Estranhamos, no entanto,
que para esses escolhidos, que obtêm uma nota evangélica razoável, seja designado
um mundo em ruínas, como será a Terra, onde deverão recomeçar todas as lições
já aprendidas. Se os esquerdistas irão para um orbe primitivo, não deveriam os
direitistas ir para um orbe adiantado, como prémio ao seu adiantamento?
RAMATÍS:
Repetimos-vos: A libertação do estudante não consiste na fuga
deliberada, mas no bom aprendizado da lição bem estudada.
O planeta primitivo significa um
mundo retificador para os exilados, visto que deverão despertar as suas
consciências da hipnose inferior; a Terra será um cenário
abalado e desconfortante, porém capaz de ser rapidamente reconstruído em melhores
condições, porque os seus habitantes estarão "despertos" e na
plenitude de suas faculdades para agirem sob o critério elevado dos seus
objetivos. Na qualidade de direitistas e sob a inspiração di-reta dos planos
espirituais, hão de modelar o ambiente terráqueo ao seu gosto e a seu modo, dando
desenvolvimento e aplicação às lições teóricas do aprendizado primário. A
reconstrução do cenário terrícola serlhes-á de extraordinária oportunidade para
a exteriorização de suas próprias edificações interiores, pois haverá desde o
chão para lavrar, o santuário para erguer ou as longas vias para remodelar. A
reconstrução da Terra não consistirá apenas na varredura dos detritos deixados
pelo vandalismo dos esquerdistas, no furor dos conflitos belicosos, mas,
principalmente, em plasmar na forma do mundo material aquilo que lhes vivia
anteriormente na alma, mas que a confusão humana não os deixava realizar.
Os
novos habitantes da Terra hão de aplicar o conhecimento anterior na edificação
da nova escola, sem abandoná-la antes do entendimento completo. Tereis que
conhecer profundamente os mínimos detalhes do mundo das formas: ele não foi constituído
para que o curseis apressadamente, olvidando a profundidade criativa dos reinos
da Natureza, que são viveiros assombrosos de energia e de vida! É preciso não
esquecerdes de que Jesus, antes de receber o galardão de Entidade Governadora
no Cosmo, aprendeu rigorosamente a sua lição sideral no mundo, quando de suas
anteriores romagens planetárias, procedendo como o aluno criterioso, que só
abandona a escola depois que incorpora com exatidão todo o conteúdo do
aprendizado!
O espírito deve desenvolver a sua capacidade de criar, para poder cumprir
as diretrizes do Alto; que poderá ele edificar se se mantiver febrilmente na ansiedade
de libertar-se, antes de saber?
DO
LIVRO: “MENSAGENS DO ASTRAL” RAMATÍS/HERCÍLIO MAES – EDITORA DO CONHECIMENTO.
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