PERGUNTA: As mulheres marcianas
preocupam-se com o "maquillage"?
RAMATIS:
Elas condenam todo artificialismo por ser incapaz de superar a realidade, além
de sua duração efêmera. A fisionomia pintada é contrária à beleza feminina,
porque é estesia de um mundo
de bonecas e não de seres humanos. Do mesmo modo, a flor de papel, por mais
perfeita que seja, não substitui nem rivaliza com a beleza agreste da rosa verdadeira.
Entre as mulheres pintadas, do vosso mundo, a beleza estética é a que resulta da mulher "mais bem pintada". No entanto, entre as que se apresentam na sua beleza natural, essa estesia também se manifesta pela mulher de "beleza mais natural". O artificialismo da pintura feminina, além de transitória, é decepcionante porque apresenta dois contrastes ostensivos e discordantes: num lado, a mulher pintada, que atrai e seduz pela arte do seu artificialismo; e, no outro, a figura oposta, sem "maquillage", abatida, pálida, rugosa e humilhada porque esta última é que é a verdadeira; e, por isso, tem de viver o triste complexo de ser apenas a sombra da "outra".
Entre as mulheres pintadas, do vosso mundo, a beleza estética é a que resulta da mulher "mais bem pintada". No entanto, entre as que se apresentam na sua beleza natural, essa estesia também se manifesta pela mulher de "beleza mais natural". O artificialismo da pintura feminina, além de transitória, é decepcionante porque apresenta dois contrastes ostensivos e discordantes: num lado, a mulher pintada, que atrai e seduz pela arte do seu artificialismo; e, no outro, a figura oposta, sem "maquillage", abatida, pálida, rugosa e humilhada porque esta última é que é a verdadeira; e, por isso, tem de viver o triste complexo de ser apenas a sombra da "outra".
PERGUNTA: Os marcianos crêem, então, que a pintura ou "maquillage"
inferioriza a mulher?
RAMATIS:
De maneira alguma, não vão a esse extremo. Contudo, o desinteresse
que a mulher marciana tem pela pintura fisionômica prende-se à lógica do seu
raciocínio sensato; e, também, porque a sua atração afetiva se exerce mais
pelas afinidades espirituais do que, realmente, pelos encantos físicos. Neste
ponto, há que levar em conta a distância espiritual que Marte evidencia sobre a
Terra.
PERGUNTA: E como interpretam o fato de a mulher terrena se pintar, movida
pela faceirice de se tornar mais atraente?
RAMATIS:
Para o homem terreno, ávido de emoções e caprichos exóticos, a
mulher, que o atrai exclusivamente pelos recursos artificiais da pintura,
arrisca um tanto a sua ventura íntima, pois, mais tarde, na sua vida conjugal,
ela terá de mostrar-se na sua expressão verdadeira; e, então, a decepção
emotiva do homem será mais intensa porque a figura real que se lhe apresenta,
na vulgaridade do lar, diverge completamente da "'outra", repleta de garridice
e cores sedutoras. E como a escuridão muito forte, que se faz após a luz muito intensa.
A não ser quando esses contrastes ilusórios são supridos pela beleza moral,
pela renúncia de almas femininas excelsas, a atmosfera doméstica será
destituída de encantos para o homem egotista; pois o artificialismo que ateia
fogo ou põe em alvoroço as paixões inferiores dificilmente se acomoda às
decepções fortes de tal realidade.
Do livro: “A VIDA NO PLANETA
MARTE E OS DISCOS VOADORES” Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.
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