Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

MORADIAS EDUCATIVAS

 

PERGUNTA - E quais são as características fundamentais que indicam os tipos espirituais para habitar planetas primários semelhantes à Terra?
RAMATÍS - Sem dúvida, um planeta primário, cuja estrutura geológica instável oferece pouco conforto no seu ambiente físico, só pode servir de palco ou moradia educativa, para espíritos de características psíquicas primárias ou deficientes, ainda necessitados de corretivos redentores, como as intempéries, as mudanças climáticas e os cataclismos geológicos. Os alunos ignorantes, rebeldes, instintivos, daninhos e briguentos, que frequentam as escolas primárias de alfabetização do mundo, são naturalmente desordeiros e irresponsáveis, pois destroem sanitários, entopem tinteiros, quebram torneiras, sujam assoalhos, aniquilam jardins, desmontam janelas, riscam portas e carteiras, retalham bancos, rasgam livros, furtam dos companheiros, escrevem obscenidades nas paredes, zombam dos professores, gazeiam as aulas, vivem aos pontapés e socos, malcriados e desbocados para com os próprias colegas.
Comparativamente, quais são os tipos de espíritos, que anualmente habitam a Terra e foram atraídos pela mesma afinidade primária, para encetar o aperfeiçoamento espiritual sob a rudeza de um mundo agressivo e inferior? Os terrícolas, muitos semelhantes às crianças analfabetas e ignorantes que freqüentam as escolas primárias do mundo, também são daninhos, irresponsáveis, orgulhosos, avarentos e destruidores. À guisa de alunos perversos, vândalos e brutos arrasam cidades com bombas atômicas, destroem bibliotecas, igrejas, templos, escolas, teatros, hospitais, institutos de cultura, centros de saúde e estâncias de recuperação física. Lançam bombas incendiárias e queimam campos, florestas, pomares e jardins, aniquilando as reservas de alimento da própria humanidade. São tipos de almas primárias tão insensatas, que se embriagam de álcool até a morte liquidá-los nas valetas ou nos hospitais psiquiátricos; loucos e desajustados, atiram os seus veículos contra postes, muros, casas, animais e pedestres, ou despenham-se colinas abaixo em abismos insondáveis, onde perecem tragados por trágicas fogueiras. Malgrado serem criaturas adultas e com pretensos foros de civilização, elas sugam o fumo fétido e carbonizado de cigarros, charutos ou cachimbos em ridícula competição com os bugres infantis. Noutro sentido, apesar da fartura de legumes e cereais, que Deus derramou pela Terra, os terrícolas devoram rins, nervos, miolos, fígado, estômago, tripas e chouriços manufaturados com o sangue dos animais inocentes massacrados nos frigoríficos e matadouros, construídos sob os mais avançados recursos da técnica e da ciência terrena. Ainda são tão cruéis, que prostituem as próprias "colegas" do educandário terrícola e deixam-nas apodrecer nos catres de hospitais de indigentes, à guisa de lixo humano, ou exaurem-nas junto à tina de lavar roupa para sustentarem os filhos frutos de amores ilícitos, ou de irresponsabilidade espiritual.

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DAS AFLIÇÕES HUMANAS?


O beija-flor não canta, a orquídea não é perfumada, peixes não voam nos céus, todo fogo emite luz e a água molha. Cada coisa tem o seu propósito e desnudando a natureza constatamos que tudo segue um propósito divino maior. Exceto os homens, que almejam possuir o que acham que não tem e dominar o propósito do outro em proveito próprio. Se cada ser humano de fato se conhecesse, não procuraria ser o que não é. Associado a este equívoco buscam felicidade permanente em objetos impermanentes, o que só resultará em infelicidade. Estas são as principais causas das diversas aflições mentais e tormentos espirituais da humanidade.

Ramatís.

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

UMBANDA: O QUE É MIRONGA?

 



PERGUNTA: - o que é mironga de preta(o) velha(o)?
VOVÓ MARIA CONGA: - É magia branca nas suas mais variadas aplicações cósmicas com a finalidade de cura. É conhecimento milenar dos velhos magos de outrora, iniciados e sacerdotes das coisas místicas e ocultas de todos os tempos, que aplicam a alquimia astral para mudança dos estados de energia nos mais diversos planos, dimensões e densidades de manifestação da vida e do espírito imortal, com a finalidade única de caridade socorrista, trazendo alento e conforto aos sofredores de todas as espécies. A mironga é feita sem alarde, com humildade e serventia ao próximo, pelo amor aos filhos da Terra e do Além que perambulam inconscientes.
Tornou-se de senso comum entre os filhos, que aquilo que cura e não se sabe o que ou quem fez, se alardeia como sendo mironga de preto(a) velho(a), mas é só uma maneira de denominar-se a nossa característica de trabalho, que é de anonimato. Só se "fala" e se transmite o que foi feito quando o ser precisa refletir no mal que o aflige e mudar a sua postura mental.

sábado, 6 de novembro de 2021

Umbanda

 



"Intitular a Umbanda como uma religião afro-brasileira é uma tentativa de reduzir as suas demais raízes. Na amálgama da formação do povo brasileiro está a caixa de ressonância espiritual que define as entidades e culturas que formam o modelo teológico do movimento umbandista. Ali, o boiadeiro ensina a "laçar" os inimigos sem causar maiores traumas aos envolvidos; o consulente desanimado aprende com o baiano a ser mais prudente e alegre; aqui, o cangaceiro assassino é repreendido pela voz mansa e firme do preto velho; lá, o marinheiro sem pátria é ensinado pelos ciganos a amar o local onde está, independentemente das divisões das nações terrenas."
"REZA FORTE" - RAMATÍS E PAI TOMÉ
NORBERTO PEIXOTO
LEGIÃO PUBLICAÇÕES

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

FORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS ESPÍRITOS, SEGUNDO RAMATÍS

 



Os caboclos são espíritos de índios brasileiros, sul ou norte-americanos, que dispõem de conhecimento milenar xamânico do uso de ervas para banhos de limpeza e chás para auxílio à cura das doenças. São entidades simples, diretas, por vezes altivas, como velhos índios guerreiros. Com sua simplicidade, conquistam os corações humanos e passam confiança e credibilidade aos que procuram amparo. São exímios nas limpezas das carregadas auras humanas, experientes nas desobsessões e embates com o Astral inferior. Na magia que praticam, usam pembas para riscar seus pontos, fogo, essências cheirosas, flores, ervas, frutas, charutos e incenso.
Os pretos velhos, tanto espíritos de idosos africanos escravizados e trazidos para o Brasil, como de negros que nasceram em solo pátria, são símbolos de sabedoria e humildade, verdadeiros psicólogos do profundo conhecimento dos sofrimentos e aflições humanas. Joana de Ângelis, a venerável irmã conhecida da lide espírita, conhecedora da alma e dos sofrimentos dos encarnados, arguta observadora do psiquismo, atua como mais uma singela e anônima vovó preta nas frentes umbandísticas, assumindo um nome simbólico, como tantos outros espíritos luminares, retomando a forma de uma antiga encarnação em solo africano. A todos, esses espíritos missionários consolam amorosamente, como faziam antigamente, inclusive nas senzalas após longo dia de incansável trabalho físico.A infinita paciência em ouvir as mazelas e choramingas dos consulentes fazem dos pretos velhos as entidades mais procuradas nos terreiros. Assim como os caboclos, usam ervas em suas mandingas e mirongas. Suas rezas e invocações são poderosas. Com suas cachimbadas e fala matreira, espargem fumaça sobre a pessoa que está recebendo o passe e higienizam as auras de larvas astrais e energias negativas. Com seus rosários e grande amor, são notáveis evangelizadores do Cristo, e com muita "facilidade" doutrinam os obsessores que acompanham os consulentes. Demonstram que não é o conhecimento intelectual ou a forma racial que vale no atendimento caridoso, e sim a manifestação amorosa e sábia, de acordo com a capacidade de entendimento de cada filho de fé que os procuram.

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

OBSESSÃO DURANTE O SONO (Autor desconhecido)

             



Certa vez Chico Xavier disse: ”Os espíritos obsessores, muitos deles, são altamente treinados na técnica de hipnotizar: quase sempre eles hipnotizam as suas vítimas quando elas se retiram do corpo no momento do sono. Por este motivo, muita gente acorda mal humorada e violenta. Se soubéssemos o que nos espera no além, não dormiríamos sem recorrer aos benefícios da prece. Os espíritos que são nossos desafetos nos espreitam; se não tivermos defesa, eles farão conosco o que bem entenderem. Há obsessões terríveis que são programados durante o sono; toda noite é uma sessão de hipnose. De repente, é uma agressão violenta dentro de casa, um crime inexplicável.”
Observando cuidadosamente as palavras de Chico Xavier, podemos perceber a importância da prece, é como dizem “Orar e vigiar” a todo momento, é sempre importante entender que nada acontece por acaso, infelizmente, alguns espíritos não conseguem uma evolução pessoal, são movidos pela raiva, pelo ódio, egoísmo, e passam a eternidade espiritual a fim de atormentar os encarnados.
Todos nós que reencarnamos, temos uma história no passado, e que muitas vezes não foi tão bom assim, porque somos humanos e falhos, porém, temos a oportunidade de reparar nossos erros, quitar nossas dívidas do pretérito, no intuito de nos aperfeiçoarmos, contudo, as pessoas com quem tivemos desavenças no passado pode não ter superado os fatos, carregar consigo um ódio pela eternidade e assim virar “nosso obsessor particular”, eles fazem questão de se aperfeiçoarem nas técnicas do “submundo” para conseguirem saciar essa sede de vingança, que sabemos que pode durar por vários e vários anos, até que eles tenham a consciências de seus atos e procurem seu caminho dentro da luz. É como muitos espíritos bem feitores dizem, os seres de luz são muito inteligentes e tem todo suporte para nos auxiliar, mas, os espíritos de pouca luz também possuem inteligência para nos persuadir e nos obsidiar.

sábado, 9 de outubro de 2021

ALGUMAS ENCARNAÇÕES DE VOVÓ MARIA CONGA




PERGUNTA: - Solicitamos à veneranda irmã que nos fale um pouco de si, no intuito de situar melhor o leitor espiritualista, menos afeito à Umbanda, egrégora em que sois mais conhecida.
VOVÓ MARIA CONGA: - Saudamos os filhos de todas as crenças terrenas nas suas mais variadas manifestações. Seremos concisa, pois não gostamos de falar de nós. Somos discreta servidora da caridade anônima, e se há um nome e uma forma astral de apresentação aos homens, nesse caso uma combalida vovó, preta velha septuagenária, curvada no débil corpo de ossos carcomidos, é exatamente pela necessidade de exemplificação de humildade aos homens, nada mais.
O corpo físico que foi vestimenta fugaz, e lentamente foi-se finando diante dos anos, serviu de meio imprescindível ao fortalecimento do ser imortal para o festim de libertação do presídio das posses ilusórias na matéria, da prepotência e do egoísmo humano. Somos espírito comprometido com o amparo das criaturas sofredoras e doentes que procuram o alívio e a cura dos males que os afligem. Ligamo-nos a Ramatís desde eras em que quase a nossa memória espiritual falha, tal a antiguidade desse encontro, que se deu em outro planeta do Universo. Viemos com esse irmão para a Terra dos homens, onde estamos há algumas dezenas de milhares de anos, desde os Templos da Luz da velha Atlântida, já tendo reencarnado várias vezes, compromisso de mergulho na carne de que estamos dispensada nesse orbe, o que não nos isenta de continuarmos evoluindo junto aos homens.

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

"A SUA FACULDADE MEDIÚNICA NÃO É PRIVILÉGIO, NEM OS ISENTA DAS EXIGÊNCIAS DA VIDA HUMANA"

 


"A sua faculdade mediúnica não é privilégio, nem os isenta das vicissitudes e das exigências educativas da vida humana. Em conseqüência, a saúde ou a doença não dependem especificamente do fato do homem ser ou não ser médium.
O espírito que já renasce na Terra comprometido com o serviço mediúnico, que o ajudará a reduzir o fardo cármico do seu passado delituoso, deve cumprir o programa que ele mesmo aceitou no Espaço. Deste modo, o espírito que em vida anterior zelou pelo seu corpo físico e viveu existência sadia, sem vícios de paixões deprimentes, obviamente há de merecer na vida atual um organismo sadio e de boa estirpe biológica hereditária, que lhe permita gozar boa saúde. Mas aqueles que, no passado, esfrangalharam o seu equipo carnal e o massacraram na turbulência viciosa, gastando-o na consecução dos apetites inferiores, esses terão um corpo físico cujas funções orgânicas são precárias.

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

EXUS DO LODO - ENTENDAM O TRABALHO DELES

 



Trecho retirado do livro: "Encantos de Umbanda" (Pág: 41, 42).
Um exemplo de Exu entidade, que pode ser citado e tem para os zelosos das doutrinas puras um nome polêmico, são os denominados Exus do Lodo.
Energeticamente, os espíritos comprometidos com o tipo de trabalho que chancela esse nome atuam entre dois elementos planetários: terra e água.
Se misturarmos um pouco de terra com água, teremos lama, lodo.
Essas entidades agem segundo o princípio universal de que semelhante "cura" semelhante: transmutam miasmas, vibriões etéreos, larvas astrais, formas-pensamentos pegajosos, pútridos, viscosos e lamacentos, entre outras egrégoras "pesadas" de bruxarias e feitiçarias do baixo astral, que se formam nos campos psíquicos (aura) de cada consulente, em suas residências e em seus locais de trabalho, desintegrando verdadeiros lodaçais energéticos, remetendo-os a locais da natureza do orbe que entrecruzam vibratoriamente a terra e a água: beira de rios e lagos, encostas de açudes, entre outros que têm lama e lodo.
Por isso, explica-se o ato ritualístico em alguns terreiros de jogar um copo de água na terra (solo) para fixar a vibração magnética da entidade no momento da sua manifestação mediúnica (elemento que serve de apoio para a imantação vibratória das energias peculiares à magia trabalhada).
Livro: Encantos de Umbanda
Autor: Norberto Peixoto
Legião Publicações

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

"TODA CASA DE UMBANDA QUE É SÉRIA FAZ A CARIDADE GRATUITA"

 


VOVÓ MARIA CONGA: - Toda casa de Umbanda que é séria e faz a caridade gratuita e desinteressada é um grande hospital das almas, tendo o apoio de falanges espirituais do Astral Superior. Essas giras de caridade são grandes pronto-socorros espirituais, onde não se escolhe o tipo de atendimento, estabelecendo enormes demandas no Além. Os consulentes que procuram os pretos velhos e caboclos para a palavra amiga e o passe, avançam trazendo os mais diversos tipos de problemas: doenças, dores, sofrimentos, obsessões, desesperos etc. Processa-se a caridade sem alarde, pura, assim como o Cristo-Jesus procedia, atendendo a todos que o procuravam. É indispensável um ambiente harmonioso e de energias positivas no grupo de médiuns que formarão a corrente vibratória. Para se conseguir as vibrações elevadas, se cantam pontos, que são verdadeiros mantras, faz-se a defumação com ervas de limpeza físico-etérea e espargem-se essências aromáticas que auxiliam a elevar as vibrações.
No Plano Astral, estabelece-se um campo vibratório de proteção espiritual. Vários quarteirões em volta do local da gira ou templo, os caboclos e guardiões já se colocam com seus arcos e flechas com dardos paralisantes e soníferos. Bandos de desocupados e malfeitores tentam passar por esse cordão de isolamento, mas são repelidos por uma espécie de choque, através de uma imperceptível malha magnética.

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

UMBANDA: A CAPACIDADE CURATIVA DAS PLANTAS

 


PERGUNTA: - Por que os pretos velhos utilizam ervas?

VOVÓ MARIA CONGA: - Os filhos sabem da grande capacidade curativa das ervas e das plantas. Os princípios químicos emanados desses fitoterápicos são utilizados na magia para a cura das mais diversas moléstias. De maneira mais simples possível, podemos dizer que têm grande repercussão etérica, como fiéis potencializadores das energias vinculadas aos quatro elementos no plano físico, ou seja, o fogo, a água, o ar e a terra, que abundam em todo o planeta por meio de vibrações próprias, e que estão presentes na constituição energética de todos os filhos e se manifestam especialmente nos corpos físico e etérico. Então, manipulamos as ervas que contêm as energias que estão faltantes nos filhos, refazendo o equilíbrio do corpo etérico, com imediato alívio das mazelas que os afligem no campo fisiológico.


RAMATÍS E VOVÓ MARIA CONGA
EVOLUÇÃO NO PLANETA AZUL
NORBERTO PEIXOTO

terça-feira, 10 de agosto de 2021

LAROYÊ!!




"Os espíritos que manejam e atuam na vibração de exu são calejados nas lides e psicologia da vida, e desprovidos de sentimentalismos na aplicação da lei cármica. Entendemos que, sem essa vibratória, o planeta seria uma barafunda, e os magos do Astral inferior já teriam instalado o caos na Terra.
Há de se ter bem claro que exu não faz mal a ninguém, ao menos os verdadeiros. Quanto a espíritos embusteiros e mistificadores que estão por aí, encontram sintonia em mentes desavisadas e sedentas por facilidades de todas as ordens.
Os exus atuam diretamente em nosso lado-sombra e são os grandes agentes de assepsia das zonas umbralinas. Em seus trabalhos, cortam demandas, desfazem feitiçarias e magias negativas feitas por espíritos malignos, em conluio com encarnados que usam a mediunidade para fins nefastos. Auxiliam nas descargas, retirando os espíritos obsessores e encaminhando-os para entrepostos socorristas nas zonas de luz no Astral, a fim de que possam cumprir suas etapas
evolutivas em lugares de menos sofrimento."

Umbanda Pé No Chão /Norberto Peixoto

Foto: Pinterest

sexta-feira, 16 de julho de 2021

A VIDA FÍSICA É PASSAGEIRA

 



Estais na carne para vos educar.
A manifestação do princípio espiritual na matéria densa é abençoado educandário da alma. Se soubésseis a importância e a relevância da encarnação, começaríeis imediatamente um processo de reflexão. No entanto, ocorre ao homem esquecer-se de sua real situação. É espírito, estando momentaneamente preso ao casulo carnal, num interregno reencarnatório e, no mais das vezes, a eximir-se de suas responsabilidades e dos comprometimentos, promessas feitas e assumidas no Astral. No fulcro dessa ausência, encontra-se o medo da morte, rito de passagem tantas vezes atravessado pelo espírito imortal. Gerou-se no seu psiquismo mais profundo, nos porões mais escuros e empoeirados do inconsciente, a falta de coragem e de ânimo para dedicar-se às questões espirituais, transcendentes e ocultas.
A dificuldade natural de contemplar-se o que não está restrito aos sentidos fisiológicos, exigindo-se a aquisição de percepção extrafísica, por si só não serve de justificativa. Embora já tenha atravessado milênios de práticas religiosas, a humanidade ainda está engatinhando na busca de si mesma, da recaptura da chama crística perdida e quase apagada, do porquê do existir, de onde se veio e para onde se vai.
CHAMA CRÍSTICA -RAMATÍS/NORBERTO PEIXOTO

É PRECISO DESPERTAR!

 



Freme o magnetismo do ser humano à periferia do seu psiquismo exaltado pela energia animal, a qual emerge em sua desesperada tentativa de subverter os costumes, as tradições e a disciplina do espírito imortal. Os homens encontram-se confusos no limiar de duas épocas extremamente antagônicas, pois, justamente com o reiterado apelo do Alto para a cristificação humana, recrudesce também a efervescência do automatismo instintivo da vida animal.
Os hospitais estão abarrotados de criaturas alienadas ou obsidiadas, que provêm desde os barracões de favelados até as altas esferas sociais, cuja maioria é torturada pelas crises financeiras ou morais. Nessa miséria espiritual, abrangendo tanto os ateus como os seres egressos das mais variadas doutrinas e religiões, o vosso mundo comprova que o sacerdócio organizado, das religiões oficiais, realmente fracassou em sua missão salvadora. E o pior é que, durante essa eclosão incontrolável do instinto inferior, os espíritos desencarnados e malfeitores firmam o seu alicerce na carne e executam também o seu programa diabólico contra terrícolas, que são apáticos aos sublimes ensinamentos salvadores do Cristo Jesus...
RAMATÍS - MEDIUNISMO

terça-feira, 15 de junho de 2021

OBSESSÃO DURANTE O SONO (Autor desconhecido)

 



Certa vez Chico Xavier disse: ”Os espíritos obsessores, muitos deles, são altamente treinados na técnica de hipnotizar: quase sempre eles hipnotizam as suas vítimas quando elas se retiram do corpo no momento do sono. Por este motivo, muita gente acorda mal humorada e violenta. Se soubéssemos o que nos espera no além, não dormiríamos sem recorrer aos benefícios da prece. Os espíritos que são nossos desafetos nos espreitam; se não tivermos defesa, eles farão conosco o que bem entenderem. Há obsessões terríveis que são programados durante o sono; toda noite é uma sessão de hipnose. De repente, é uma agressão violenta dentro de casa, um crime inexplicável.”
Observando cuidadosamente as palavras de Chico Xavier, podemos perceber a importância da prece, é como dizem “Orar e vigiar” a todo momento, é sempre importante entender que nada acontece por acaso, infelizmente, alguns espíritos não conseguem uma evolução pessoal, são movidos pela raiva, pelo ódio, egoísmo, e passam a eternidade espiritual a fim de atormentar os encarnados.
Todos nós que reencarnamos, temos uma história no passado, e que muitas vezes não foi tão bom assim, porque somos humanos e falhos, porém, temos a oportunidade de reparar nossos erros, quitar nossas dívidas do pretérito, no intuito de nos aperfeiçoarmos, contudo, as pessoas com quem tivemos desavenças no passado pode não ter superado os fatos, carregar consigo um ódio pela eternidade e assim virar “nosso obsessor particular”, eles fazem questão de se aperfeiçoarem nas técnicas do “submundo” para conseguirem saciar essa sede de vingança, que sabemos que pode durar por vários e vários anos, até que eles tenham a consciências de seus atos e procurem seu caminho dentro da luz. É como muitos espíritos bem feitores dizem, os seres de luz são muito inteligentes e tem todo suporte para nos auxiliar, mas, os espíritos de pouca luz também possuem inteligência para nos persuadir e nos obsidiar.
Como sabemos, os métodos para nos tornar alvo é por meio de uma vida desregrada, a falta de ética e caráter e moral do nosso corpo e mente, e a falta da prece, a prece é uma grande arma para fortalecer nossa alma e afastar as almas de vibração inferior, a prece nos conecta com o divino, e a luz espanta a sombra, parece até besteira por ser muito óbvio, mas como seres falhos que somos, esquecemos desse detalhe o tempo todo, por isso não é incomum ser “vítima” de obsessores e vampiros espirituais.
Pensando nisso, precisamos criar um hábito da prece antes de dormir, quando crianças, a maioria pelo menos aprende orações antes de dormir, e quando crescemos, infelizmente vamos perdendo esse hábito que é tão bonito.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

NA UMBANDA SE COBRA CONSULTA E SE PROMETE MILAGRES?

 


PERGUNTA: - E as casas de Umbanda que a tudo resolvem, cobrando consulta e prometendo verdadeiros milagres?

VOVÓ MARIA CONGA: - Não são da verdadeira Umbanda, pois caboclo e preto velho das genuínas falanges regidas pelos orixás não vão a esses locais. Ali se comprazem entidades mistificadoras, e o vil metal é o motivo da satisfação vampirizadora que as realiza, formando círculo vicioso entre consulentes, encarnados e desencarnados, de difícil solução. O imediatismo dos homens na busca da realização dos seus anseios, na maioria das vezes, os mais mesquinhos, ligados ao sexo, ao poder, ao trabalho e aos prazeres mundanos mais desregrados, faz com que se alimente esse triste processo de parasitismo.
Se há quem pague, sempre haverá quem receba; é da lei de sintoma que rege a relação entre o mundo oculto e o material, invisível e visível, imanifesto e manifesto.
EVOLUÇÃO NO PLANETA AZUL
RAMATÍS E VOVÓ MARIA CONGA
NORBERTO PEIXOTO

UMBANDA: DISTORÇÕES SOBRE EXU

 



PERGUNTA: - E então o que são esses vários exus do meio umbandista, dos mais diversos nomes: Pinga-fogo, Exu-mirim, Exu do Mar, Exu Gira Mundo, Caveira, Bará, Pedra Negra, Veludo, e outros?
VOVÓ MARIA CONGA: - Os exus originais, agentes mágicos universais, não têm um corpo astral, não são um princípio espiritual encarnante e não se manifestam mediunicamente, assim como os orixás.
Os orixás seriam os positivos e os exus os negativos, se estivéssemos falando de polaridades energéticas aos filhos. Mas a par disso, existem entidades que trabalham na linha vibratória de determinados Exus, e, por associação, passaram a ser identificados com esses nomes, assim como os guias e protetores atuam nas linhas vibratórias dos orixás, e são indevidamente tornados como sendo a própria vibração deles. Alguns nomes podem parecer estranhos para a compreensão dos filhos mais sensíveis, mas realmente assim o são. Ocorre que há uma confusão entre vibração e entidade. Embora os espíritos que atuem na egrégora umbandista tenham a denominação de exus, não o são verdadeiramente, pois a vibração de exu em si não se relaciona com o mundo da forma diretamente, mas sim por intermédio de entidades espirituais que atuam como "procuradores" na magia de cada exu, e que se relacionam com as sete vibrações dos orixás, como falamos inicialmente.
Muitos chefes de terreiro utilizam-se dessas confusões para locupletarem-se no mando dos agrupamentos que dirigem, e, escondendo-se em uma falsa inconsciência, dizem estar "incorporados" de tal e qual orixá, ou este ou aquele exu, gerando fascinações e obsessões coletivas, caindo terrivelmente nas mãos das organizações de baixa envergadura moral do Umbral Inferior.
Ao percorrermos alguns terreiros ditos de Umbanda, mas que não o são verdadeiramente, verificamos quão distorcido é o conceito sobre a figura dos exus e, por associação, passaram a ser identificados com esses nomes. Há uma imagem pejorativa de exu, o que fez com que uma gama de espíritos de certa evolução que vieram à Umbanda desempenhar funções mais terra-a-terra, próprias da linha vibratória de exu, fossem equiparados a falangeiros do mal, sendo até hoje simbolizados por figuras grotescas, com chifres, rabos, pés de bode, tridentes, sendo tal imagem do mal, como do diabo em pessoa, pertinente a outros segmentos religiosos e decorrente do sincretismo, não da verdadeira Umbanda. São os genuínos exus da Umbanda que garantem a segurança dos trabalhos, mantêm a organização e a disciplina e são grandes "combatentes" quando em atividades socorristas e de resgates nas organizações malévolas do Umbral Inferior.

quarta-feira, 7 de abril de 2021

HÁ DIFERENÇA ENTRE O DUPLO ETÉRICO DE UM HOMEM COMUM E O DUPLO ETÉRICO DE UM MÉDIUM?




PERGUNTA: - Existe alguma diferença entre um homem comum e um médium, quanto à natureza e à função do seu duplo etérico?
RAMATÍS: - Os médiuns de "prova", isto é, aqueles que se encarnam na Terra com a obrigação precípua de cumprirem o serviço mediúnico e especialmente os de fenômenos físicos que elaboram e consomem ectoplasma, já renascem com certo desvio na linha magnética vertical dos pólos positivo e negativo do seu perispírito. Por causa de uma intervenção deliberada que os técnicos siderais processam no seu perispírito antes deles encamarem-se, então a linha magnética perpendicular que desce do alto da cabeça, passa pelo umbigo e cruza entre os pés do homem para dividi-lo hipoteticamente em duas metades iguais, desvia-se mais à esquerda, em diagonal, atravessando assim a zona do baço.
O perispírito, com esse desvio magnético inclinado alguns graus à sua esquerda, cuja linha deveria cruzar-lhe os supercílios, e dali por diante passa sobre o olho esquerdo findando-lhe entre os pés, termina por também modelar no útero feminino um duplo etérico com esse mesmo desvio à esquerda do corpo físico.
Desta forma e em obediência às linhas de forças que lhe forçam o desvio à esquerda do corpo físico, o duplo etérico se transforma na janela viva constantemente aberta para o mundo oculto e pondo o homem em contato mais íntimo com os fenômenos extraterrenos. Então, esse homem é um médium, ou seja, o indivíduo que pressente e ausculta a vida invisível mediante fenômenos incomuns. Repetimos: o duplo etérico, durante o nascimento e o crescimento do homem com a prova da mediunidade, também se modela obedecendo à mesma inclinação da linha magnética do perispírito e assim fica algo deslocado à altura do baço físico e do chacra esplênico, facilitando o transe mediúnico de modo mais freqüente.
O epiléptico também é criatura cujo duplo etérico afasta-se com frequência do seu corpo físico; mas em vez de tratar-se de um fenômeno disciplinado pela intervenção da Técnica Sideral antes do espírito encamar-se, ele ocorre com violência e absoluta imprevisão do seu portador.
Linha AB, a perpendicular que passa entre os supercílios do homem e o divide em duas metades, passando entre os pés. Linha "1" "2" (interrompida), a mesma perpendicular desviada à esquerda, sobre a altura do baço, o "abre" à mediunidade prematura, pois o perispírito e o duplo etérico ficam algo desviados à esquerda do corpo físico, como janelas vivas entreabertas para o Além. Por isso, o transe mediúnico do médium de fenômenos físicos e o ataque do epiléptico apresentam certa semelhança entre si...

quarta-feira, 17 de março de 2021

A CURA PELA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS.



PERGUNTA: E quanto às curas de paralíticos, cegos, surdos, mudos, que nos podeis esclarecer?
RAMATÍS: Embora se tratasse de entidade angélica, responsável pela vida espiritual do orbe terráqueo, Jesus também teve que se adaptar sensatamente ao metabolismo complexo da vida humana e de suas relações com o meio. Sob a pedagogia dos Essênios, amigos da família, Jesus desenvolveu as suas forças ocultas sob rigorosa disciplina e aprendizado terapêutico, a ponto de curar pela simples presença, aqueles que dinamizavam um intenso estado de fé em sua alma. Mas ele não violentou ou contrariou as leis do mundo físico ou do mundo espiritual. Seguia determinados métodos e regras na distribuição, concentração e doação dos seus fluidos curadores. O Mestre, embora um Sábio e um Justo, submetia-se fielmente ao mecanismo natural da vida humana criada por Deus e exercia o seu ministério sem discrepar dos princípios de controle e organização dos mundos planetários. Não há dúvida de que a capacidade espiritual de Jesus poderia dispensar qualquer técnica ou gestos apropriados para efetuar suas curas. Mas a verdade é que ele mesmo mobilizava, dirigia e aplicava os fluidos terapêuticos conforme as leis que os regiam. No entanto, quando são os espíritos desencarnados que, junto a um médium curandeiro, efetuam o socorro fluídico, estes não precisam fazer nenhum gesto, porque ali apenas funcionam como o catalizador da fé dos doentes, enquanto seus protetores seguem as regras das leis terapêuticas. Assim, Jesus curava pela imposição das mãos, pela concentração e dispersão de fluidos, atuando a guisa de um técnico hábil, movimentando com segurança e precisão as forças vivas criadoras. Qualquer ginasiano sabe que a eletricidade exige determinados recursos e sensatez para ser aplicada com êxito e segurança em favor do gênero humano. Ela não se escoa pelas pontas ou hastes obstruídas por isoladores de louça, por mais vigorosa que seja a capacidade da Usina ou o comando do mais avançado eletrotécnico. As leis que regulam o fluxo da energia elétrica exigem caminho livre e sábio controle no seu manuseio, para resultarem benefícios como o calor, a luz, o frio e a força geradora. Jesus, portanto, lidando com forças mais sutis, disciplinadas por leis da mais alta fonte criadora do Espírito, um Sábio e não um milagreiro, operava de modo inteligente nas suas curas, submetendo-se à técnica e às regras terapêuticas do magnetismo superior!

O PODER DO MANJERICÃO.

 





Há séculos que o manjericão é conhecido e utilizado por diversas culturas, para diversos fins, sejam místicos, religiosos, medicinais ou culinários. É reverenciado como uma planta imbuída de essência divina e, por este motivo, os indianos costumam jurar sobre um raminho desta planta em seus depoimentos nos tribunais de justiça. Consta que crescia manjericão ao redor do túmulo de Jesus Cristo, após sua Ressurreição, e por isto nas Igrejas Ortodoxas Gregas benze-se a água com suas folhas e muitos vasos da planta ornamentam os altares.
Poderes Ocultos e Mágicos do Manjericão
1) Traz riqueza para aqueles que o carregam em seus bolsos e é utilizado em estabelecimentos comerciais (na soleira da porta ou perto do caixa) para trazer fregueses.
2) O manjericão dado como presente traz boa sorte para uma casa nova.
3) Age como pacificador e integrador na família, daí ser chamado de erva da harmonia.
4) Transmuta a energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos.
5) É ótimo para os desorganizados e indisciplinados. Ajuda-nos também a ver o brilho e o perfume da vida.
6) Na alimentação, atua como energizante. Por ser muito delicado, deve ser usado na cozinha delicadamente. Coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os princípios energéticos.
7) É excelente para dar banho em crianças agressivas e que dormem mal...

sábado, 13 de março de 2021

O AXÉ ATRAVÉS DA MEDIUNIDADE

 



“Axé é o fluido cósmico universal. Tudo tem axé: os minerais, as matas, as folhas, os frutos, a terra, os rios, os mares, o ar, o fogo. Todos nós, seres vivos, animamos um corpo físico que é energia condensada, e que também pode ser definido como "uma usina de fluido animal" (um tipo específico de axé), pois estamos em constante metabolismo energético para a sustentação biológica da vida, que é amparada por um emaranhado de órgãos, nervos e músculos, os quais liberam, durante o trabalho de quebra de proteína realizado no interior de suas células, uma substância etéreo-física de que os mentores espirituais se utilizam em forma de ectoplasma.
Durante a manifestação mediúnica no terreiro, são liberadas grandes quantidades de ectoplasma, decorrentes do próprio metabolismo orgânico dos médiuns e da multiplicação celular realizada em nível de plasma sanguíneo (na verdade, uma variedade de axé). Portanto, estamos sempre produzindo novas matrizes celulares, e a cada sete anos, em média, temos um corpo físico "novo". Nossa fisiologia é sensível à produção de um manancial fluídico consistente e necessário, uma espécie de "combustível" indispensável às curas, desmanchos de magias e outras atividades espirituais que ocorrem nas sessões mediúnicas, inclusive as cirurgias astrais. Essa força fluídica que em tudo está é da natureza universal, independentemente do nome que queiramos designá-la. Os orientais a definem como prana. Numa linguagem mais esotérica, é fruto de variações, no plano etéreo-físico, da energia primordial que sustenta o Cosmo, em maior ou menor nível de condensação, para se manifestar no meio materializado afim. Existe uma natural, permanente e constante permuta de axé entre os planos vibratórios e as dimensões.

domingo, 28 de fevereiro de 2021

ROGER FERAUDY: BARATZIL - A TERRA DAS ESTRELAS

 



Sinopse: Qual a razão de ser o povo brasileiro tão místico e psíquico, com essa familiaridade natural com o Invisível, e um celeiro de faculdades mediúnicas - o país mais espírita do mundo, berço da Umbanda, e rico em todas as correntes espiritualistas? Por que essa noção coletiva de país predestinado?
É o que a fantástica revelação deste livro explica, por meio da consulta aos registros invisíveis autênticos. A história ancestral da Terra das Estrelas - o Brasil - e da América do Sul é o que desvenda as raízes espirituais do povo brasileiro, e seu destino de nação líder da Espiritualidade da Nova Era.
Uma avançada civilização, desenvolvida pelos mestres extraterrenos da Lemúria e Atlântida, semeou no território brasileiro, em era remota, as magníficas cidades do Império de Paititi, Itaoca e Ibez, e da Terra das Araras Vermelhas. Essas culturas fizeram evoluir as raças então existentes, pela manipulação genética, e desenvolveram seus poderes psíquicos. Com isso, foram preparadas, no inconsciente desses egos - nós! -, as sementes da nova raça futura do Terceiro Milênio.
Dessa época remota datam as verdadeiras raizes da Umbanda que, pela primeira vez, são desveladas em detalhe: como essa velha Magia branca dos Templos da Luz atlantes, com a contribuição africana, foi colocada a serviço da humanidade pelos Dirigentes Planetarios, e seu papel na Espiritualidade da Nova Era. Desvenda também a verdadeira identidade de seus líderes esoirituais que se ocultam atrás das formas de caboclos e pretos-velhos.
Sendo um livro-revelação, seu ineditismo e riqueza o destinam a ser uma referência para os estudiosos. Mas é também - o que tem cativado os milhares de leitores da arqueologia psíquica de Roger Feraudy - um romance, verídico e apaixonante. O autor retira da sombra dos milênios um universo vivo e colorido de cenários, costumes, civilizações esquecidas, povoadas de personagens fascinantes, alguns sobrevivendo nos mitos americanos, cujas lutas, amores, paixões, crimes e heroísmo, mergulhos na sombra e árduas ascensões tecem uma narrativa que prende o leitor da primeira à última página, pela fascinação dessas histórias ancestrais de que nós, povo da Terra das Estrelas, fizemos parte um dia.

MEDIUNIDADE DE CURA - RAMATÍS

 



Sinopse: O Chamado Mundo Oculto sempre atuou na cura das enfermidades humanas, sob as mais diversas formas. Assim se verifica nos relatos bíblicos, no xamanismo dos povos antigos, na tradição oculta e na mediunidade contemporânea, aqui descritos por Ramatís.
Nesta obra, que trata especificamente da terapêutica por via mediúnica, a profundidade do conhecimento iniciático de Ramatís, aliada a sua peculiar objetividade, desvenda com clareza os mecanismos de atuação curadora no duplo etérico do homem e na fisiologia dos chacras. Descreve a técnica utilizada pelas equipes espirituais nos receituários mediúnicos, a razão dos equívocos possíveis, e o charlatanismo que eventualmente ocorre nesse processo, bem como a metodologia das cirurgias espirituais, a tarefa do médium receitista e suas dificuldades, os passes mediúnicos e o receituário homeopático e de água fluidificada.
Desvenda a técnica dos "benzimentos" e "simpatias", e elucida com precisão inédita como atua na cura dos quadros dermatológicos. Aposta os efeitos da eutanásia e da distanásia – a "morte difícil", ou prolongamento artificial da vida, que impede o homem contemporâneo de morrer em paz.
Já consagrada como um manual clássico da matéria, em mais de uma dezena de sucessivas edições, é leitura indispensável para quantos se interessam pelos processos da chamada cura espiritual, pela extensão e profundidade de análise dos mecanismos ocultos da mediunidade curadora.

A MISSÃO DA UMBANDA - RAMATÍS

 




Em A missão da Umbanda, Ramatís elucida as diferenças e semelhanças existentes em relação às práticas mágicas populares e reinterpreta o pensamento vigente que santifica os Orixás e demoniza Exu.
O que é verdadeiramente o mediunismo e quando surgiu? A descrição da ruptura da tela etérica e a ressonância vibratória causada nos chacras dos médiuns umbandistas são feitas com a tradicional clareza e síntese do Mestre. A magia é explicada à luz da ciência metafísica, e a verdade oculta do mau uso dos elementos rituais é descortinada, delimitando o espaço do que realmente é utilizado na liturgia de Umbanda. Da mesma forma, as consequências dos despachos feitos sem quaisquer fundamentos na tradição consagrada são definitivamente esclarecidas.
Esta obra é um marco referencial na literatura umbandista e traz uma enorme contribuição aos seus adeptos e simpatizantes, bem como a todos os estudantes que buscam a veracidade universal, independentemente de crenças e religiões particularizadas na Terra.

LANÇAMENTO RAMATÍS: UMBANDA de A a Z - Vem do Reino de Oxalá.

 



Sinopse:
Umbanda de A a Z – vem do reino de Oxalá está organizada como um índice temático. Baseada nas obras ditadas por Ramatís a Norberto Peixoto, aborda assuntos do amplo campo ritualístico umbandista e do mediunismo em geral, como, por exemplo: “atraso de vida” ao se desligar da corrente; Exu, o organizador universal e agente de limpeza astral nas zonas umbralinas; assédios aos médiuns; banhos ritualísticos; demandas astrais; ectoplasma e curas espirituais; fisiologia da aura humana e da tela búdica; interferências no trabalho mediúnico; magia, vampirismo e captura de duplos etéreos; obsessões de encarnado para encarnado e em desdobramento fora do corpo físico; Orixás e karma; “tropas de choque” no Plano Astral; as limpezas extrafísicas e a valência do mediunismo de terreiro; entre outros assuntos palpitantes do universo das diversas “Umbandas”.
A Umbanda ensina, enquanto ciência metafísica de autorrealização espiritual, a nos unirmos novamente com a fonte irradiante de Luz Divina, de paz e amor que se reflete em toda a Terra, nos mares, nos céus, no infinito e no interior de cada ser humano.

domingo, 24 de janeiro de 2021

"POR ESSAS E OUTRAS, QUE UMBANDA DEVERIA SER ESTUDADA, ANTES DE SER PRATICADA"




Por: Mãe Leni, dirigente fundadora do Templo de Umbanda Vozes de Aruanda, de Erechim - RS

"Ficamos entristecidos ao visitar uma linda cachoeira e observar a imensidão de "lixo" deixado na água, nas pedras e na mata ao redor, por supostos "umbandistas".
Oferendas com muito vidro, plástico, papel alumínio, velas nas pedras e até aves em decomposição. Como agradar às entidades ou aos Orixás sujando desta forma sua casa? A natureza é por onde ELES se manifestam a nós, humanos encarnados. Será que Oxum (que é doçura e amor), Xangô, Oxóssi ou outro Orixá gosta de putrefação, de lixo que não se decompõe e será levado pelas águas até o mar de Iemanjá? Não acredito.
O ato de oferendar é para absorver, em contrapartida, o axé para o ofertante; portanto, se alguém emporcalha o sítio sagrado da natureza onde reina o Orixá, estará emporcalhando seu próprio axé. Falta entendimento e discernimento, bem como cidadania, pois, além das "oferendas", ainda deixam espalhados os sacos plásticos nos quais as transportaram.
Não se dignam a recolher o próprio lixo que suja e entope nossos córregos, num momento em que nosso planeta já se ressente com falta de água doce, justamente por esses atos insanos dos homens. Por essas e outras, que Umbanda deve ser estudada, antes de ser praticada."

Trecho retirado do livro: Encantos de Umbanda (pág. 56,57).
Fonte: Encantos de Umbanda/Norberto Peixoto - Legião Publicações - https://livrariadotriangulo.com.br/
Imagens: Cantareira Informe, Refúgio dos Orixás, oxumtayo.wordpress. com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...