Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

sábado, 25 de abril de 2020

O SENTIDO DO VOCÁBULO "RELIGIÃO"



O verdadeiro sentido do vocábulo "Religião" 3, na acepção panorâmica da ideia, significa, na verdade, a "religação" da criatura ao seu Criador. Todo o esforço que o homem efetua no sentido de aproximar-se ou assemelhar-se com Deus, é sempre um ato religioso porque o transforma e o eleva, isto é, o "religa" com seu Autor.
Religião não é somente a ideia de um culto ou dever sagrado para com a Divindade, mas a mobilização dos recursos sublimes do próprio ser, para, então, gozar de maior intimidade com o seu Criador. O espírito do homem encontra-se "ligado" eternamente com Deus, em cuja fonte ele se originou e se alimenta. No entanto, apesar dessa "ligação" íntima e indestrutível, que o toma a miniatura portadora dos mesmos atributos da divindade, ele deve "reunir-se" ou "religar-se" com o Pai, ampliando e divinizando a sua consciência pelo entendimento completo da vida e pelo sentimento crístico incondicional.

3 - Religião, do verbo latino "religare".
Religião, enfim, identifica um estado de espírito superior do homem, quando ele procura realmente maior aproximação com a "verdadeira" natureza de Deus. A criatura pode ser profundamente religiosa sem fazer parte de qualquer seita, credo ou igreja ortodoxa, pois é bem grande a diferença do estado de religiosidade que "religa" o homem ao seu Criador, pela sublimação espiritual, em vez de participar de doutrinas ou agrupamentos de homens ligados pelos mesmos gostos e simpatias. Muitos santos e gênios viveram exclusivamente para o bem da humanidade, e, no entanto, não participaram de nenhum movimento sectarista religioso.
É tão forte e vibrante o sentimento de religiosidade no Íntimo das criaturas, independente de qualquer compromisso doutrinário ou sectarista, que muitos pecadores transformaram-se e converteram-se ao Bem ou "religaram-se" ao Criador, depois da leitura de um livro comovente, da intuição do seu anjo da guarda ou da ternura benfeitora do próximo. Na profundidade de suas almas vibrou a ansiedade de aproximação ao Pai, e não o "medo" do castigo ou o dever sagrado de adorar a divindade. Entediados ou desesperados por uma existência falaz e tola, eis que um gesto, um olhar ou um convite os modificou completamente.

RAMATÍS - ELUCIDAÇÕES DO ALÉM
MÉDIUM: HERCÍLIO MAES
EDITORA DO CONHECIMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...