Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

PROCESSO EVOLUTIVO


PERGUNTA: - Os teosofistas dizem que os arcanjos são entidades oriundas de uma linhagem à parte e jamais viveram na face da matéria, e cuja evolução ainda segue diretrizes diferentes dos homens. Isto é exato? 6

6 - Vide a obra "Fraternidade dos Anjos e dos Homens", de George Hogdson, que defende essa tese. Obra editada pela Livraria Editora O Pensamento.

RAMATÍS: - Seria equivalente a existirem dois sistemas diferentes no plano da Criação e da manifestação do Espírito em peregrinação, para adquirir sua consciência
individual. A observação e a lógica demonstram a existência de um único Sistema criativo os espíritos individualizados no seio de Deus. 
A centelha espiritual surge simples e ignorante em todas as latitudes do Cosmo e, lentamente, através de incontáveis passagens e vivências ela irá evoluindo gradativamente, até onde a nossa mente humana é incapaz de vislumbrar ainda nos primeiros degraus de sua individualização.
O esquema evolutivo determinado por Deus é um só: a sensação do animal, a emoção do homem, a sabedoria e o amor do anjo e a criação plena do arcanjo. São condições inerentes a todos os espíritos, porquanto Deus não modifica o processo de sua criação fora do tempo e do espaço. Não existem duas espécies de processos evolutivos, em que uma parte dos espíritos progride exclusivamente no "mundo interno" e a outra inicia-se pelo "mundo externo". A matéria, conforme prova a ciência moderna, é apenas "energia condensada"; em conseqüência, não há mérito para o ser evoluir apenas no seio da "energia livre" ou qualquer demérito em submeter-se aos grilhões da "energia condensada".

A evolução é fruto de uma operação espontânea, um impulso ascendente, que existe no seio da própria centelha por força de sua origem. À medida que se consolida o núcleo consciencial ainda no mundo do Espírito, a tendência expansiva dessa consciência primária é de abranger todas as coisas e formas e, por esse motivo, ela não estaciona, num dado momento, no limiar da fenomenologia física, mas impregna-as impelida pelo impulso criador de Deus. Assim, o mais insignificante átomo de consciência espiritual criado no seio do Cosmo, jamais poderá cercear o ímpeto divino que o aciona para o aperfeiçoamento, e, conseqüentemente, para a própria condição angélica. Isso é fruto da legislação global do Universo, que se exprime pela igualdade, sem quaisquer privilégios ou diferenciações na escalonada do Espírito em busca de sua eterna ventura. Todo arcanjo já
foi homem; todo homem será arcanjo - essa é a Lei. Aliás, a importância da vida e o aperfeiçoamento do Espírito não reside na organização provisória e usada para despertar a sua consciência; mas, sim, no auto desenvolvimento que pode ser alcançado habitando a Terra ou o Espaço. Não há milagres nem subterfúgios da parte de Deus; nenhuma entidade espiritual, malgrado ser um Logos Solar, poderá ensinar, orientar ou alimentar humanidades encarnadas, caso não se trate de uma consciência absolutamente experimentada naquilo que pretende realizar. Não havendo graças imerecidas, nem privilégios divinos, obviamente, os arcanjos também fizeram a sua escalonada sideral sob o mesmo processo extensível a todas as criaturas em seu eterno e infindável aperfeiçoamento. Se um Arcanjo ou Logos Planetário pode ligar-se ao espírito de um medianeiro, como o Cristo uniu-se a Jesus e sendo incessante o progresso espiritual, mais cedo ou mais tarde o próprio Jesus alcançará a mesma freqüência e condição arcangélica. E quando o espírito do homem alcança a condição de Arcanjo, ele é, então, chamado o "Filho Sideral"; é um Cristo, cujo estado espiritual absoluto é o Amor, expressão humana de poder criador, como a essência eterna e ilimitada de Deus.

DO LIVRO: "O EVANGELHO À LUZ DO COSMO" RAMATÍS/HERCÍLIO MAES - EDITORA DO CONHECIMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...