Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

segunda-feira, 7 de março de 2016

QUAL É A DIFERENÇA EXISTENTE ENTRE UM "ANJO" E UM "ARCANJO"?




PERGUNTA: - Qual é a diferença existente entre um "anjo" e um "arcanjo"?



RAMATÍS: - Na realidade, essa preocupação de se definir o "anjo" e o "arcanjo" é mais propriamente humana, através de um tradicionalismo religioso, em que os sacerdotes procuraram fixar algo da presumível hierarquia sideral dos prepostos e componentes da corte Divina. Assim, os termos Avatares, Devas, Logos e outros títulos, mais ao gosto da filosofia espiritualista do Oriente, também referem-se à idêntica terminologia mais usada no Ocidente. Em conseqüência, e mais atendendo aos limites da mente humana, buscaremos explicar-vos o tema de vossa pergunta de modo mais objetivo possível, embora nem sempre a realidade espiritual deva ajustar-se aos nossos termos tradicionais. Um anjo, como é a graduação de Jesus, é uma entidade espiritual que ainda pode recompor a sua "matriz perispiritual", de modo a vincular-se a um organismo carnal, através da gestação no ventre materno. Aliás, a própria Bíblia retrata essa possibilidade de os anjos ainda renascerem na matéria, quando há necessidade evolutiva dele ou de uma humanidade, conforme simboliza a parábola dos sete degraus da escada de Jacó, onde os anjos sobem e descem no simbolismo das reencarnações.

Mas um arcanjo não pode mais vestir a roupagem carnal, porque a sua frequência espiritual ultrapassa o campo de qualquer atividade num corpo físico. O Logos ou Cristo é o Arcanjo que já abandonou, em definitivo, todos os veículos intermediários dos campos vibratórios de menor freqüência que lhe facultariam a ação no mundo material. Seriam precisos alguns milênios do calendário terreno, a fim de um arcanjo conseguir modelar novamente o conjunto perispiritual suficiente para o vincular à vida física. Sem dúvida, o imenso desgaste que seria despendido para o êxito de tal realização não compensaria a eleição de um arcanjo para cumprir uma tarefa incomum e libertadora dos humanos. Isso representa o próprio princípio de economia cósmica, pois a Técnica Sideral jamais cria dispêndios e onera o campo energético de modo insensato ou improdutivo. O arcanjo não mobiliza forças cósmicas para realizar um trabalho que outras entidades podem fazer com o mesmo sucesso e menor desgaste, uma vez que se trata de. um campo de atividade menos importante.
O termo arcanjo define a nomenclatura sideral do espírito completamente liberado das contingências encarnatórias, o qual já esgotou a tradicional "onda de vida", tão conhecida dos mestres orientais e capaz de facultar o ajuste "psicofísico" do mundo espiritual à matéria. Em sua intimidade sideral extinguiu-se a. convenção das formas limitadas, a idéia de nascer, ou morrer fisicamente, pois ele pulsa absolutamente fora do tempo e do espaço. O Arcanjo já é, realmente, um estado de espírito venturoso e duradouro, um "realizado" em definitivo, que usufrui de um êxtase ou "samadhi" eterno e ilimitado. O metabolismo do Arcanjo é Amor Puro, como um sublime condensador do Amor de Deus, o qual se renova e se rejubila pela incompreensível e incessante doação de si mesmo a outrem. 5



5 - Assim como a planta humilde fincada na terra germina e, na sua maturidade, abre-se em flores odoríferas e atraentes sem qualquer exigência ou compensação, apenas movida por um oculto instinto de amor, o Arcanjo é o Amor permanente, que mais se vitaliza quanto mais ama. (Nota de Ramatís.)



DO LIVRO: “O EVANGELHO À LUZ DO COSMO” RAMATÍS/HERCÍLIO MAES – EDITORA DO CONHECIMENTO.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...