Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

A MENTE DIVINA




PERGUNTA: Qual a ideia aproximada, embora vaga, que poderíeis transmitir-nos, sobre a Mente Divina?

RAMATÍS:  Formai a ideia de que Deus possui na sua Mente os moldes preexistentes, ou os negativos etéricos, os registros "akhásicos", reproduzidos no éter-refletor da Memória Cósmica. Como Deus é eterno, sem começo nem fim, sem passado ou futuro, é um Pensamento Original, perene, imutável e uníssono, de tudo que existe. Em si mesmo há o negativo e o positivo da Criação, o Espírito e a Forma. Não há modificação naquilo que é imutável e perfeito! Só existe um Deus, que não pode ser comparado a alguém ou a qualquer outra coisa fora dele, o que implicaria na existência de outro Deus. Em Deus, nada pode ser medido, comparado ou avaliado, porque essas medidas e comparações seriam dele mesmo, sobre ele mesmo. Ninguém pode descrever Deus, porque é impossível à parte descrever o todo, que ultrapassa a si mesma. A visão panorâmica do Criador só ele mesmo a possui e não o homem, que é simples detalhe analítico e um produto da Criação. 
Quem pudesse descrever Deus em sua absoluta Realidade, seria tão grande quanto ele, e ainda mais poderoso, uma vez que pudesse situá-lo fora de sua própria ação infinita, o que o próprio Deus ainda não pôde conseguir! Considerando que o espírito humano (ver o diagrama anexo) seja um círculo que cresce tanto quanto o homem evolui em consciência, Deus representa os raios que partem do centro desse círculo para o Infinito, em todas as direções. Embora o círculo cresça indefinidamente na eternidade, nunca poderá alcançar os raios que lhe ultrapassam continuamente o limite circular.

Humanizando a ideia de como os Arcanjos ou Engenheiros Siderais criam os mundos, sob a orientação da Mente Divina, poderíeis supor que ela é o Grande Negativo Cósmico, eterno, que possui originalmente desde a matriz de um elétron até os moldes de todas as galáxias existentes ou já dissolvidas em pó, no Cosmo. A criação dos mundos e das coisas seria apenas o "positivo" revelado desse Grande Negativo, assim como o negativo fotográfico pode revelar mil positivos com as mesmas imagens, que estão sempre imutáveis na chapa fotográfica original. Em consequência, qualquer alteração no positivo tem que ser primeiramente efetuada no negativo. Supondo, então, que a Mente Divina é esse Grande Negativo Cósmico, eterno e imutável, que contém, em si tudo o que foi ou será, os Grandes Planos, ou Manvantaras, significam as fases de revelações do Grande Negativo Interior, que então se revela para o Grande Positivo Exterior, que é a Matéria! 
Os Engenheiros Siderais, ou Arcanjos Planetários, devem ser considerados os intermediários, o "elemento químico sideral" que revela e materializa o mundo exterior sob a Vontade de Deus e com as imagens preexistentes no Grande Negativo da Mente Divina, assim como o fotógrafo terráqueo revela as suas cópias positivas dos filmes ou chapas negativas. A soma global de tudo é a Realidade do próprio Criador, embora atuando sob o aspecto trifásico, que temos concepcionado nos gráficos da descida angélica, para um melhor entendimento humano.  Recordamos-vos que há o Princípio Incriado Gerante, como o Pensamento Original, que opera primeiramente pelo mecanismo da Mente e, consequentemente, pelo Grande Negativo. Em seguida, há o Princípio Criado Criante, como o conjunto crístico dos Arcanjos Edificadores, que produzem a "revelação", a coesão ou o Amor operante, atuando por último o Princípio Criado, que é a ação fixando-se na figura dos mundos e das formas, tornando-se então o Agente que plasma o Pensamento Original Incriado. E, como a matéria, ou a energia condensada, através da fase da Noite de Brama, retornará ao estado de pura energia, os mundos físicos são provisórios, considerados a Grande Ilusão, ou seja o "Maya" da tradição oriental, pois é aquilo que se transforma, que muda e, portanto, o produto do tempo e do Negativo Cósmico; não é o Original e sim o produto; não é a causa e sim o efeito.

RAMATÍS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...