Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

PROBLEMAS DO BRASIL


Pergunta:  No entanto, abalizados espíritas subestimam esse vaticínio do Brasil tornar-se o "Coração do Mundo e a Pátria do Evangelho", pois alegam que o nosso povo é subdesenvolvido, irresponsável e desorganizado, além de fanático pelo Carnaval e Futebol, portanto, sem condições eletivas para corresponder à essa predição tão elevada. Que dizeis?

Ramatís: Sem dúvida, não se pode exigir da plantinha tenra e ainda impregnada do adubo malcheiroso do solo a fragrância do perfume que ela só poderá oferecer depois de adulta e na época da florescência. A falta de responsabilidade administrativa, a irreverência aos acontecimentos graves e sérios, o mau comportamento político e social, a subnutrição, o marginalismo, analfabetismo e as imprevisões no Brasil ainda são próprias de um país de território tão extenso, e uma formação étnica acanhada, cuja linhagem psicofísica mal se define na sua efervescência biológica! O lastro etnológico do Brasil foi preenchido por um residual humano inferior, isto é, por desterrados políticos, criminosos indesejáveis, piratas, vândalos e escórias de além-mar, que, ávidos de fortuna, logo aportaram com as expedições portuguesas e espanholas às praias brasileiras. A própria formação espiritual e religiosa do vosso povo foram grampeadas às noções bíblicas antiquadas, a dogmas sentenciosos, proibições e "tabus", em mistura com as superstições dos negros escravos e lendas do folclore ameríndio! 
O Brasil, no momento, mal atinge a sua puberdade como nação chamada a participar no concerto do mundo; mas a religiosidade inata, o temperamento pacífico e a intuição avançada do povo brasileiro são perspectivas elogiosas que justificam-lhe o elevado conceito futuro de "Coração do Mundo e a Pátria do Evangelho"! Os seus problemas políticos, sociais e religiosos, embora complexos e perigosos, resolvem-se de modo pacífico, num clima quase esportivo, sem os banhos de sangue tão peculiares dos povos que ainda fervem na ebulição das paixões instintivas primárias! 84
84 - Nota do Médium: Realmente, enquanto mal se acalmam os sanguinários massacres entre muçulmanos e budistas, e, na Escócia, os católicos e protestantes, em ignóbil demonstração de sua ignorância espiritual, agridem-se em lutas fratricidas para imporem a bondade e o amor do Cristo a cacetadas, no abençoado Brasil, os próprios católicos vão à missa pela manhã e à noite aos terreiros de Umbanda! Espíritas, umbandistas, rosacrucianos, esoteristas, teosofistas, iogas, católicos e protestantes respeitam-se mutuamente, vivem em relações pacificas num clima de elevada compreensão espiritual.

O povo brasileiro é um povo de alta qualidade espiritual, humorista e irreverente nas coisas mais sérias, porém, altamente esportivo até nas piores desgraças, capaz de superar as vicissitudes e os sofrimentos mais acerbos, sem jamais perder o senso de autocrítica. Nos momentos políticos mais graves ou de conseqüências funestas imprevisíveis, o brasileiro faz a sua descarga emocional e protesta através de ditos, trocadilhos, anedotas e conceitos epigramáticos, cuja finura humorística ameniza a tensão perigosa. Na própria agressividade, o brasileiro ainda revela-se em chistes que embaraçam o adversário, mexem-lhe com o amorpróprio, mas não o atacam brutalmente. Nenhuma língua viva, no mundo, é tão rica de inovações, neologismos e gíria como o idioma português falado pelo brasileiro, cuja mente versátil e pródiga de inovações e sutilezas deixa o estrangeiro e o turista atarantado pelos diversos significados de um mesmo vocábulo! 
O Brasil é a mais rica sementeira cordial do futuro, o celeiro fraterno de avançados instrutores e tarefeiros espiritualistas, criaturas sábias e conscientes de suas obrigações incomuns. Em conseqüência, já existem os elementos fundamentais da equação algébrica espiritual e seletiva.. para, que o Brasil corresponda, realmente, ao conceito de "O Coração do Mundo e a Pátria do Evangelho". Trata-se de um povo cuja índole mal se configura ,num tipo apreciável, mas é gente humilde, paciente, intuitiva e caritativa cuja alma versátil e agudeza mental finíssima vibram com todos os matizes religiosos do mundo e sentimentos de todas as raças! Em nenhuma outra latitude geográfica do mundo, o Espiritismo encontrou seiva tão fértil e vigorosa, para multiplicar-se e crescer incessantemente! 
Malgrado os problemas de marginalismo, homicídios, vícios, terrorismo, assaltos e outras delinqüências que eclodem em 'todas as partes do globo, e são comuns a todas as nações terrícolas sob o profético "Fim de Tempos" ou "Juízo Final", no Brasil, esses acontecimentos desagradáveis e deprimentes são de solução mais rápida!



DO LIVRO: “A VIDA HUMANA E O ESPÍRITO IMORTAL” RAMATÍS/HERCÍLIO MAES – EDITORA DO CONHECIMENTO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...