Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

EXPERIMENTAÇÃO NA MATÉRIA DENSA – 2ª parte



...Nesse último caso, o irmão encarnado justifica-se, sendo seu pensamento mais inconsciente: "não pratiquei o mal e sempre cumpri com as obrigações de estudo e freqüência ao centro espírita." A atividade na casa espírita se tornou um doce convívio social. São ocasiões em que se preenche o horário vago, normalmente tedioso, e as senhoras bem trajadas e os senhores circunspectos, de alto padrão financeiro e sem ocupação costumeira, rotineiramente se dirigem em seus automóveis possantes para o grupo mediúnico, fechado e distante dos encarnados doentes e tão problemáticos. Preferencialmente, para alguns médiuns e dirigentes, que as manifestações psicofônicas dos irmãos do "lado de cá" sejam suaves e poéticas, para não se cansar em demasia o delicado aparelho mediúnico no breve encontro semanal. O Pai tudo provê e a caridade sempre se faz presente. No mais das vezes, o maior beneficiado é exatamente o médium, já que muitos desses irmãos foram beatos dedicados em outras vidas, de grande ociosidade no exercício do auxílio ao próximo e muito expostos aos dogmas que deixaram os seus espíritos infantilizados, e agora têm o primeiro contato com a mediunidade, decorrência da justa aplicação da Lei do Carma, mas ainda recaem nos seus condicionamentos milenares.  

A concepção do progresso por meio da passagem e do aprendizado do espírito em mundos sucessivos não é de forma alguma uma hipótese remota, e, para os ocultistas e esotéricos, sempre foi um fato fora de qualquer dúvida, bem como o é para os espíritas, hinduístas, budistas, maçons, rosa-cruzes, teósofos, umbandistas e espiritualistas em geral. Haveria sentido na Cosmogênese Divina se todos os planetas de vosso sistema fossem idênticos? Diferem entre si não somente no aspecto mais visível às vossas sondas espaciais, mas nas condições de equilíbrio entre o princípio espiritual e a matéria correspondente, havendo harmonia como tudo no Cosmo. Os mundos superiores, habitações diversas da escala ascensional, são cada vez mais rarefeitos, menos grosseiros e mais sutis. Existe um impulso que constantemente está levando os espíritos libertos do ciclo grosseiro da carne a esses locais mais elevados, como se fossem ondas cíclicas que os impulsionam de acordo com o estado vibratório atingido. É como se houvesse uma ruptura da crisálida, libertando a borboleta que esteve prisioneira como lagarta rastejante no solo - o espírito milenar retido no corpo carnal -, alçando-a para o alto, para o voo perante a beleza de um jardim florido.  
A evolução do homem não acontece em um único orbe, numa única partícula do Cosmo. O corpo físico, o mais denso e grosseiro, é o primeiro elo de que o princípio espiritual se liberta, continuando seu jornadear em outras paragens, em outros planetas do Infinito cósmico. A vida no Além não é isenta de mudança, de progresso e aperfeiçoamento constante nas mais variadas latitudes do Universo. Embora os maiores efeitos sejam sentidos no Plano Astral, vós tendes a oportunidade de trabalhar imediatamente as causas de vossas mazelas ou felicidades, pois o estar no corpo físico é sublime empréstimo divino para o burilamento íntimo, o equilíbrio da balança cármica. O homem terrícola está no início da longa jornada evolutiva. A perfeição, a angelitude, embora meta de longo alcance, inicia-se quando se submete aos sentimentos superiores os impulsos primários e animalizados. Em outros orbes, atingir-se-á ápices de perfeição ainda inimagináveis a vós. Imaginai essa vida completamente fora das grosseiras percepções que tendes na carne. Concebei o zênite que se alcançará um dia na escalada evolucional e tende a certeza de' que, nesse momento consciencial, talvez vosso orbe não mais exista como o compreendeis na matéria. Os imensos abismos do futuro nada são diante da vida imortal do espírito.
A grandeza do processo evolutivo traçado pelo Criador, as relações entre os diversos planetas e a interdependência existente já são suficientes para expor a imaginação comum a um exercício que põe à prova vossas atuais capacidades intelectivas e de abstração, tão apegadas às formas e à linearidade do conceito espaçotemporal. 
As consciências dos cidadãos se libertam gradativamente. Os cientistas terrenos já identificaram no cérebro as áreas que fazem o contato místico do homem com a totalidade do Universo. O mapeamento do modo de atuação das sinapses e dos circuitos cerebrais que ativam os sentimentos ligados à Espiritualidade e ao mecanismo do transe mediúnico levará a ciência convencional a constatar que o ser humano está equipado e capacitado para ter contato direto com o mundo extrafísico. Isso acarretará um diagnóstico de certeza quanto às profundas alterações psicofisiológicas orquestradas pela epífise ou glândula pineal. Este será o primeiro passo que levará a outros, à descoberta do corpo etérico e do corpo astral, quando se dará grande avanço na experimentação mediúnica por meio do envolvimento médico, impulsionando-se o aspecto científico da Doutrina Espírita, tão esquecido no meio mais ortodoxo, de ênfase religiosa ainda necessária para alguns, mas dispensável num futuro próximo, onde haverá um equilíbrio no seu tríplice aspecto: filosofia, ciência e religião.



DO LIVRO: “SAMADHI” RAMATÍS/NORBERTO PEIXOTO – EDITORA DO CONHECIMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...