Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

sábado, 19 de julho de 2014

Unidade entre o mundo de Mamon e o reino de Deus.





Realmente, já o dissemos, a Unidade é indissolúvel e, como Deus é único, jamais poderia ser parcelado. Apenas no exercício disciplinar de conscientização e auto-suficiência criadora, o espírito do homem precisa amparar-se em contrastes e concepções limitadas, dualísticas e polimorfas, porque ainda é incapaz de vislumbrar a realidade imensurável além da sensibilidade humana. Mas, através da própria dualidade, o homem termina por aperceber-se da Unidade, assim como o vapor de água e a água sob a forma líquida, são apenas aspectos diferentes da mesma substância. O Universo único está imanente em cada partícula, pois tudo é feito de uma única matéria-prima oculta.
Uma gota de água dos oceanos, analisada, demonstra o que é o Todo, assim como Deus existe no homem, porque sentimos que as mesmas leis que regem a vida dos protozoários atuam em cada célula da criatura humana e nos induzem às leis consequentes do Macrocosmo. Em conseqüência, Deus se manifesta em todos os Seus componentes pela Onipresença, vibrando no musgo, na teia de aranha ou no fragmento de rubi ou cascalho.
Assim, avançando do mundo transitório de Mamon, ou da consciência relativa para a consciência do espírito de luz com a visão panorâmica de Deus, o espírito em individualização lembra o viageiro, que ainda não podendo abranger na sua mente finita a imensidade do Cosmo, só lhe resta investigar e analisar, mesmo à longa distância, os planetas do nosso sistema solar, a fim de extrair as melhores e mais certas ilações sobre a constituição do Universo. Aliás, o Universo não é um palco com cenários, que devem ser desmontados após a representação teatral de cada "Manvantara", ou "Grande Plano", após o abandono dos seus atores já promovidos.

Mas assim como a água, sob intenso calor, decompõe-se nos seus elementos puros constituintes, oxigênio e hidrogênio, também sob a ação do Princípio Universal renova-se fora do tempo e do espaço o imenso Universo, que é eterno e inesgotável viveiro de consciências incessantemente criadas para a ventura espiritual.

Do livro: “O Evangelho À Luz Do Cosmo” Ramatís/Hercílio Maes - Editora do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...