Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Problemas do Vício de Fumar - II




Pergunta: - Qual é o prejuízo mais grave que o homem viciado no fumo causa a si mesmo?

Ramatís: - O fumante inveterado é um infeliz escravo, que abdica de sua própria vontade, cedendo o seu comando instintivo a um cérebro implacável e exigente, como é o tabaco! O tabagismo é uma doença evitável, da qual, entretanto, padece grande parte da humanidade. 57 É o culto fanático ao "senhor Fumo", que intromete-se incessantemente na vida dos tabagistas, explorando-lhes os pensamentos, sentimentos, as aptidões psíquicas e até inspirações na esfera da música, pintura e literatura. Alguns homens fumam para "matar o tempo", ou se iludem buscando no tabaco o sedativo hipnótico para acalmar os nervos; outros acreditam que o fumar sugere-lhes bons negócios nas volutas da fumaça do cigarro ou do cachimbo.



           

 57 - É pacífico, em Medicina, que a "tromboangiite obliterante" 

(doença de Leo Buerger), enfermidade particularmente dos judeus, que incide sempre em fumantes, cuja melhoria ou cura coincide com o deixar de fumar.

Evidentemente, o tabagista inveterado não é apenas um tolo, mas, também, um escravo da fumaça e nicotina do cigarro incinerado, pois sofre atrozmente quando lhe falta o fumo. Vive inconsciente de sua própria escravidão, pois mete a mão no bolso, retira a cigarreira, o maço de "caipira" fétido ou o charuto perfumado; e põe isso nos lábios, vencido pelo ato vicioso. É um autômato vivo, que pratica todo esse ritual obedecendo a uma vontade oculta.

Conforme explicamos anteriormente, o fumante inveterado já não fuma, mas é estupidamente "fumado"; já não comanda a sua vontade, ele é servilmente dominado pelo tabaco, vítima de uma entidade estranha que interfere discricionariamente em todos os movimentos da sua existência. O corpo físico da criatura transforma-se numa espécie de "piteira viva", prolongamento material a incinerar tabaco!

Do livro: “A vida Humana E O Espírito Imortal” Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...