Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Problemas do Vício de Fumar – VI






Pergunta: - Quem fuma 20 cigarros por dia, quanto absorve de nicotina nesse consumo de tabaco?



Ramatís: - Considerando-se que um cigarro deve conter perto de uma grama de fumo, o tabagista aspira 20 gramas de fumo na inalação de 20 cigarros. Dizem os cientistas que uma grama de tabaco contém 2,5 % de nicotina, do que se conclui que 20 cigarros, ou sejam 20 gramas de fumo, hão de conter 50 miligramas de nicotina. Quem consome uma carteira com 20 cigarros, por dia, absorve de 350 a 400 miligramas de nicotina numa semana.

E o fato é de preocupar, pois apenas 5 ou 7 miligramas de nicotina, por via subcutânea ou endovenosa, matam coelhos e cobaias facilmente, assim como certas aves morrem rapidamente ao aspirarem apenas o vapor da nicotina. Daí o motivo por que o principiante a tabagista sofre distúrbios respiratórios, salivação anormal, transtornos hepáticos, tontura, falta de visão e audição, inclusive dor de cabeça, vômitos, fraqueza, cólicas e disenteria, quando fuma o primeiro cigarro. Com o tempo, ele se acostuma ao veneno nicotínico, mas, em geral, ficam os estigmas da "asma tabagista", o pigarro incômodo e demais distúrbios nas vias respiratórias que já mencionamos.

Ademais, a língua do tabagista pode ficar- atrofiada pelos venenos do fumo, que atingem as suas "papilas gustativas", constituídas de minúsculos feixes de nervos, com a função de transmitirem para o cérebro a sensação do gosto das substâncias e líquidos em ingestão. Mal o fumante termina as refeições e ingere o costumeiro cafezinho, surge a vontade imperiosa de fumar, pois as antitoxinas que Se libertam e se apuram, estimuladas pela cafeína, logo exigem o tóxico tradicional para então combatê-lo. Enfim, são forças permanentemente mobilizadas num gasto desnecessário e sob o automatismo vicioso, que se excitam até sob os pensamentos incontrolados do fumante inveterado.


Do livro: “A vida Humana E O Espírito Imortal” Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...