Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Problemas do Vício de Fumar – V





Pergunta: - Mas o corpo humano não dispõe de energias suplementares, podendo adaptar-se à nicotina do fumo sem onerar outros setores orgânicos e causar prejuízos ulteriores?

Ramatís: - O tabaco não é nocivo tão-somente pela nicotina que o estrutura quimicamente, pois contém outros venenos perigosos, facilmente identificados em análise de laboratório, tais como ácidos pectósico, málico, oxálico, a amônia, extratos azotados e outras substâncias ofensivas. Na fumaça se percebe a presença do próprio ácido cianídrico, na base de 0,10 gramas para 20 gramas de tabaco analisado. O fumante inveterado, além disso, inala certa quantidade de gás venenoso, na forma de óxido de carbono, ao acender o cigarro, produto da combustão do fósforo.


Pergunta: - Porventura os filtros modernos, nos cigarros ou nas piteiras, não bastam para eliminar a substância tóxica da nicotina?

Ramatís: - Evidentemente, se o homem usa filtros para vedar a passagem da nicotina, ele admite, em sã consciência, a nocividade do cigarro! Mas, em face da tradicional negligência ou tendência viciosa, o homem passa a fumar o dobro de cigarros que fumava anteriormente sem filtros, porque os acha fracos ante a ausência mais pronunciada da nicotina nos pulmões. Indubitavelmente, se o homem reconhece que o fumo é um mal, ele devia abandoná-lo e temê-lo, em vez de ainda procurar paliativos como filtros.
As toxinas do fumo agridem a delicada mucosa gástrica, perturbam as funções digestivas e alteram os fermentos pancreáticos; e ainda integram-se à circulação sanguínea na forma de resíduos nocivos, passando a deprimir o sistema nervoso, porque se trata de entorpecente, que é mal drenado pelos rins! O tabagista jamais é um homem saudável, pois vive permanentemente expelindo toxinas por todas as vias emunctórias e fatigando-as pela drenação intensiva.
Enrolando-se o corpo despido do fumante, num lençol úmido, ocorre um aceleramento na transpiração pelos poros, a ponto de ficar gravada no mesmo a forma corporal modelada pela nicotina expulsa através do suor!

Do livro: “A vida Humana E O Espírito Imortal” Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...