Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O Semeador - IV





(Mateus, 13:1-23; Marcos, 4:1-20 e Lucas, 8:4-15)




PERGUNTA: - Há alguma relação íntima entre o ensino do "Semeador" e a máxima do Evangelho, que diz: "A planta cresce por si mesma, dia e noite"?


RAMATÍS: Tanto o ensinamento do "Semeador", quanto os demais conceitos evangélicos, que lhe são correlatos e giram em torno da semente, endereçam-se à centelha espiritual do Criador, que muitos fazem questão de sufocar na sua vibração e expansividade divina. Todo semeador reconhece a sua cota de sacrifício, pois lançando a semente de modo incessante e incondicional em todos os terrenos, deve aperceber-se de que não haverá uma colheita absoluta de acordo com a previsão da semeadura e que, em relação à alma humana, é fruto da diferença de entendimento e receptividade espiritual dos homens.
Evidentemente, muitas outras novas lições podem ser extraídas da atraente parábola do semeador, porquanto Jesus, ao expor seus ensinos de modo quase pessoal, oferecia assunto passível de outras interpretações mesmo panorâmicas. A própria semente é um dos mais valiosos e expressivos símbolos de elucidação espiritual usados por Jesus, na sua tarefa messiânica. A semente possui em si toda a futura planta, como o homem traz em sua intimidade todo o Universo. Ela se transforma no vegetal, quando é colocada no terreno favorável, tal qual a palavra do Senhor ao fazer eclodir a verdadeira espiritualidade no âmago dos seres, e ativando a contextura íntima da consciência divina em crescimento. A semente da mesma espécie vegetal pode germinar uma variedade de plantas, que se distinguirão por cores e mesmo formas diferentes entre si, apesar da mesma origem, como no caso das orquídeas, tanto quanto a mesma pregação espiritual, ativa e desperta vários coloridos psíquicos entre os participantes da mesma graduação psíquica, porém com experiências reencarnatórias diferentes.



"O Evangelho À Luz Do Cosmo” Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...