Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O Semeador - III





(Mateus, 13:1-23; Marcos, 4:1-20 e Lucas, 8:4-15)





PERGUNTA: - Em nossas reflexões sobre a simbologia da parábola do "Semeador", achamos que o lavrador deveria ter semeado exclusivamente sobre o terreno bom, nutritivo e humoso, pois assim ele só produziria frutos bons e sazonados para a humanidade. Que dizeis?


RAMATÍS: Apesar do favorecimento do terreno, naquele caso particular, o povo judeu que propiciou a germinação sadia da semente lançada, a colheita não foi cem por cento. Jesus, então, lembrou que mesmo as sementes lançadas no melhor terreno não germinam em sua totalidade, assim como no solo da vida humana, apesar da boa intenção e cuidados, ainda pode negligenciar-se na germinação dos ensinamentos superiores, quando outros motivos sedutores e utilitaristas absorvem a atenção e transformam-se em resultados inferiores.
Mas Deus não faz nenhuma exigência rigorosa da fertilidade do terreno humano e não condena os resultados negativos. Em verdade, todos os homens, apesar da diversidade de sua compreensão espiritual, possuem em sua intimidade a mesma cota fundamental da luz divina. Por isso, devem ser experimentados e orientados para desabrocharem essa luz, tanto quanto puderem purificar o seu invólucro perispiritual. Assim, cada ser possui a liberdade ou o "livre-arbítrio" de reagir à palavra divina, conforme seja a natureza de entendimento do seu terreno psíquico, ou o grau de sua compreensão espiritual. Aliás, não existem dois seres absolutamente semelhantes no Universo, pois há sempre diferenças conseqüentes do estágio evolutivo e as experiências diferentes vividas nas múltiplas reencarnações, em que ludo se realiza no sentido exclusivo e espiritual de libertar o homem dos laços de sua imantação à força gravitacional do mundo material.
Em conseqüência, uma pequena porcentagem de espíritos encarnados manifesta  terreno favorável e capaz de proporcionar a condição eletiva para assimilar o Verbo de Deus, de modo a germinar, florescer e frutificar a semente divina existente no âmago de cada um. Mas, insistimos, mesmo o bom terreno não é absolutamente igual e produtivo, porque até entre os homens bem-intencionados varia a capacidade de produzir e a sensibilidade de entender.



"O Evangelho À Luz Do Cosmo” Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...