Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O Semeador - VII




(Mateus, 13:1-23; Marcos, 4:1-20 e Lucas, 8:4-15)



PERGUNTÀ: - Cremos que o Espiritismo significa um desses movimentos espiritualistas, capazes de podar a árvore do Cristianismo e deixá-la livre de suas excrescências dogmáticas religiosas. Não é assim?

RAMATÍS: - Evidentemente, tal qual a planta com muita galharia, embora gerada de boa semente, a ramaria excêntrica e onerosa do Cristianismo será podada, pouco a pouco, pelos movimentos libertadores de retorno à sua pureza iniciática, como é o Espiritismo. O destino da semente era germinar e crescer; isso ela o fez com o máximo de sua força e vitalidade, alcançando o vosso século e com a eclosão de mediunidade prevista, agora, para o final do ciclo. E o Espiritismo, doutrina atualizada no seu tríplice aspecto religioso, filosófico e científico, em sua essência germinativa, representa a continuação dos ensinos teóricos de Jesus, entretanto, com incisiva e correta aplicação prática. O Espiritismo significa.o retorno às fontes iniciáticas na sua pureza e simplicidade, como era o primitivo Cristianismo, tradicionalmente conhecido através dos atos e das cartas dos apóstolos do Mestre.

Uma vez que a semente apregoada por Jesus simboliza o próprio reino de Deus, em crescimento no seio da humanidade física, todas as adulterações posteriores são frutos do artificialismo, da negligência ou da obstinação humana. Ademais, toda árvore, mesmo com parasitas indevidas, também produz novas sementes capazes de germinar incessantemente no solo bem adubado pelo conhecimento e pelo zelo do bom jardineiro humano. As dezenas de seitas protestantes derivadas da árvore iniciática religiosa, que é a própria Igreja Católica, são outras tantas sementes, que sob um novo tratamento mais eletivo à sua essência qualitativa também contribuirão para o advento integral da semente crística original. Os movimentos espiritualistas modernos, onde se inclui e se destaca o Espiritismo, constituem o amparo das forças do bem para revivificar a semente lançada pelo Divino Semeador Jesus. O arvoredo do Cristianismo, em crescimento há dois milênios, há de se livrar, pouco a pouco, das impurezas e do parasitismo religioso sectário, improdutivo, antinatural e mesmo criminoso.

"O Evangelho À Luz Do Cosmo” Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...