Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

O Semeador - II



                       (Mateus, 13:1-23; Marcos, 4:1-20 e Lucas, 8:4-15)


PERGUNTA: - Porventura, Jesus teria condenado os demais crentes primários, que ainda não podiam entender ou absorver o significado do ensinamento oculto das sementes do seu Evangelho?



RAMATÍS: Jesus nunca condenou e lembremo-nos de que é dele a severa advertência de "Não julgueis para não serdes julgados", ou, ainda, "Com a mesma medida com que medirdes sereis medidos", comprovando que conhecia perfeitamente as deficiências humanas. Coube-lhe a missão de especificar e distinguir quais são os atos e as atitudes eletivas, a fim de conduzir mais breve a alma humana para o "reino de Deus". Os quatro tipos de terrenos enunciados na parábola do Semeador, não somente definem as graduações tão comuns entre os homens, quando sob os postulados de qualquer doutrina espiritual, como também focalizam as diversas épocas que o espírito vive na sua romagem física.

O terreno inacessível e duro, que a semente não chega a penetrar, corresponde à fase da meninice espiritual, quando o espírito encarnado mal compreende a sua condição humana, cuja inteligência é praticamente sensoriomotora e a afetividade fortemente egocêntrica. O terreno rochoso identifica um estágio evolutivo de uma inteligência ligada às formas concretas, e cuja afetividade mal ultrapassa o ambiente familiar; que se afasta facilmente de qualquer labor sem utilitarismo; o terceiro trecho do terreno, onde a semente penetra, germina e cresce, mas é absorvida pelos espinhos que a circundam numa proliferação vigorosa, mas nociva, subentende-se aos que desenvolveram melhor a inteligência conseguindo um estado intuitivo, que lhes fez perceber o valor da semente, mas, infelizmente, não vigiaram o seu crescimento sadio.


Enfim, no quarto terreno, a semente frutifica com pleno sucesso, pois ali encontra a condição favorável e nutritiva, simbolizando o período da inteligência lógica e, ao mesmo tempo, capacitada para o abstrato, em que a experiência do espírito proporciona-lhe condições de aprender e assimilar os conceitos cristãos numa expansão que ultrapassa os acanhados limites da sociedade imediatista. É a reativação espiritual de sua origem em que as vicissitudes e dores vencidas, juntamente com a cultura adquirida, compõem o estímulo final para impulsionar a alma ao reino do Senhor.



"O Evangelho À Luz Do Cosmo” Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...