Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Os florais





"Que possamos ter sempre no coração a gratidão pelo Criador, que, em toda a Sua Glória, colocou as ervas nos campos para a nossa cura."
Dr. Edward Bach

As flores estão presentes nos principais momentos de nossas vidas: nos nascimentos, nos aniversários, nas formaturas e casamentos, e também nas despedidas e nos funerais. Costumamos ofertar flores aos santos, nos altares das igrejas, e incluí-Ias nas oferendas aos orixás.
Os florais descobertos pelo médico inglês Edward Bach são essências extraídas das flores e atuam preventivamente nas nossas emoções, para que mais tarde não se instale a doença em nosso corpo físico. Ao contrário do que se pensa, não são considerados remédios e sim compostos eletromagnéticos que funcionam como alimento da alma. Portanto, são muito eficazes no tratamento da depressão, baixa-estima, ansiedade, medos, traumas, crises de pânico, doenças mentais etc., trabalhando a personalidade ou um momento específico de vida do indivíduo.
Também são muito eficazes em processos de mudança, como na adolescência, na gravidez,
na menopausa, nas auto obsessões (idéias fixas), ou mesmo nas doenças consideradas físicas, já que estas têm início no campo mental/emocional do ser humano em desequilíbrio, quando atrai para si pensamentos negativos de raiva, mágoa, rancor, vingança, em situações mal resolvidas, e geram cristalizações mentais que dão origem às enfermidades. É como se diz popularmente: "Aquilo que o cérebro não compreende, o estômago não digere", ou seja, a falta de compreensão, gratidão e perdão cria no corpo físico a doença.

Partindo da máxima" Conhece-te a ti mesmo", somos levados a meditar sobre o despertar do "curador" que existe dentro de nós, já que possuímos uma verdadeira farmácia interior. Essa capacidade de auto-cura precisa ser despertada, pois, na verdade, ninguém cura ninguém, ou seja, só se cura quem deseja realmente ser curado. O mestre Jesus disse: "A tua fé te curou!". Isso quer dizer que Ele só ministrou a cura naqueles que realmente estavam prontos internamente para mudar.
As essências florais contribuem justamente para essa autodescoberta, funcionando como um terapeuta que respeita o ritmo interno de cada um e faz aflorar para o consciente, amorosamente, o que precisa ser transformado, libertado e perdoado no indivíduo, de forma integral, ou seja, no ser físico, etérico, emocional e mental.
Se o paciente tem consciência do processo, a atuação dos florais é mais rápida, pois ele participa da terapia como parte integrante e, conseqüentemente, a resposta ilumina todo o seu ser. No entanto, quando faz uso do floral e não tem consciência ainda, a luz continua interagindo, mas a resposta levará mais tempo para ser percebida ou acontecerá de outras formas.
É importante saber que: "O floral dispara o desabrochar do ser". Por isso, os utilizamos na umbanda para harmonizar e instigar o consulente a participar do seu desenvolvimento evolutivo, conhecendo-se melhor, sendo responsável pelos seus atos, já que ele vem ao "terreiro" por vontade própria, em busca de ajuda.
O plano espiritual auxilia, respeitando o merecimento de cada um, sem violar o livrearbítrio, mas o consulente também tem de fazer a parte que lhe cabe, mudando os seus pensamentos e atitudes, e não apenas pedindo troca de favores, o que certamente não encontrará na umbanda. No que se refere ao auxílio na personalidade humana, os florais atuam como equilibradores tanto nos excessos da energia dos orixás, como na escassez. Exemplo: um indivíduo com excesso de energia da vibração de Xangô será intolerante e pode desejar fazer justiça com as próprias mãos. No caso de escassez da energia ligada à vibração de Ogum, o indivíduo não assume as rédeas da própria vida, e possui uma vontade fraca. Na falta de Oxum, a pessoa vive no passado, com saudade do que já aconteceu, não se doa, não se entrega para a vida, e se torna ressentida.
O correto, portanto, é vibrar nas sete linhas, nos sete orixás, já que cada um deles nos direciona uma determinada vibração que nos fortalece no amor, no entendimento, na humildade, na sabedoria, na justiça, no respeito etc. O uso do floral adequado equilibra todas essas carências, atuando junto com os banhos e preceitos orientados pelo regente umbandista. Mas é preciso principalmente nos conscientizarmos do papel de cada um de nós, pois a vida é uma só, dividida em várias existências, e somos hoje o reflexo de nossos atos de ontem.

Do livro: “Umbanda Pé No Chão”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...