Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Aspectos singulares das sessões mediúnicas – 3ª Parte.

Foto: Grupo de Umbanda Triângulo da Fraternidade - Porto Alegre.


PERGUNTA: - Por que os doutrinadores, nessas sessões, costumam recomendar aos presentes que se concentrem bem, a fim de fortalecer a "corrente"? Que devemos entender por essa tão propalada "corrente"?

RAMATÍS: - É porque a segurança e eficiência dos trabalhos mediúnicos dependem essencialmente da harmonia e firmeza espiritual dos assistentes. O homem irradia forças benfeitoras ou nocivas segundo o grau do seu caráter e a natureza da sua pose mental. Assim, qualquer debilidade na faixa vibratória, devida ao mau pensar ou mau sentir, de alguns, é bastante para afetar o ambiente espiritual da reunião. Além disso, assim como há pessoas cuja presença influencia beneficamente o ambiente, há outras que lhe são nocivas. Isto depende da aura magnética de cada um. Enquanto a crueldade, os instintos agressivos e a sensualidade de Nero, Calígula, Gengis-Khan ou Torquemada deprimiam e intoxicavam o recinto onde eles estivessem, já, em sentido oposto, os que se aproximavam do amoroso Jesus sentiam-se contagiados por elevadas e sublimes emoções de alegria, bondade e encantamento espiritual. 1


1 - Nota do Revisor: Vide a excelente obra "Estudando a Mediunidade", de Martins Peralva, capítulo III, "Problemas Mentais", pág. 22, edição da Livraria da Federação Espírita Brasileira.




Em tais condições, a concentração espiritista deve ser uma convergência de pensamentos lúcidos e sadios focalizados num objetivo superior, alimentada pelo otimismo, tolerância, perdão e ternura. Nas "sessões brancas" dos esoteristas, o mentor recomenda que os seus adeptos façam incidir os pensamentos vigorosamente sobre motivos agradáveis, como seja uma paisagem encantadora, numa flor colorida e orvalhada, ou nas figuras santificadas do Mestre Jesus.

Daí, o motivo por que o homem evangelizado é um ótimo cooperador nos trabalhos espíritas, pois a sua vida voltada ao Bem em todos os seus aspectos, faz que ele seja uma criatura em permanente sintonia com os espíritos bons.

PERGUNTA. - Podereis elucidar melhor quanto aos efeitos dessa "sintonia"?

RAMATÍS: - É evidente que se vos puserdes a pensar (em torno da mesa espírita), na caça, na pesca, em palhoças ou cocares em breve atraireis para junto de vós os espíritos sintonizados a tal faixa vibratória, ou seja, os índios, caboclos, caçadores primitivos e infantis. Sintonizando-vos aos temas vulgares, em breve vos ligais mentalmente às criaturas dessa mesma predileção, da mesma forma que a especulação filosófica de natureza superior termina convocando os pensamentos dos sábios, dos filósofos e dos cientistas elevados. A evocação das cenas lúbricas ateia desejos torpes e vos afina à mesma faixa vibratória em que vivem as pessoas acostumadas a esses hábitos lascivos. Nestes casos, distanciais-vos imediatamente dos vossos guias espirituais, pois vivendo em diapasão muito elevado, eles não podem interferir a vosso favor, assim como o raio do Sol não consegue penetrar no vaso de barro.

Do livro: “Elucidações do Além”  Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...