Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

sexta-feira, 8 de março de 2013

"Ninguém vai ao Pai a não ser por mim" – VII Parte





PERGUNTA: Surpreende-nos o acontecimento do espírito de um homem poder alcançar a indescritível condição espiritual de um Cristo ou Arcanjo Planetário, que interpenetra um orbe e alenta a intimidade global de sua própria humanidade.


RAMATÍS: - A importância da vida do Espírito não reside somente na contextura do organismo físico, que é simples veículo provisório e serve para despertar e desenvolver-lhe a consciência psíquica. O espírito na matéria contínua com todos os seus atributos siderais, embora reduzidos em sua plenitude pela força do campo denso em que atua. Da mesma forma, o pintor não se vulgariza quando manuseia as tintas grosseiras na tela física, no intuito de plasmar a sua mensagem de beleza e ternura. Durante o seu despertamento, o espírito pesquisa, acumula e desenvolve em si mesmo o conhecimento e o poder criativo, quer habite a Terra, na convenção de energia compactada, como é conhecida a matéria, quer seja no Espaço, no seio da energia livre com plena liberdade.
Em face de Deus não proporcionar milagres, nem conceder graças e privilégios extemporâneos a quaisquer filhos preferidos, nenhum espírito, quer seja um Logos Planetário ou Cristo Solar, poderá orientar e nutrir espiritualmente as humanidades encarnadas, caso ainda não possua uma consciência absolutamente experimentada e integralmente desperta para, então, cumprir a sua tarefa sideral superior. Todos os arcanjos efetuam a escalonada sideral sob o mesmo processo educativo, que é extensível a todos os espíritos em busca de sua ventura. Sob o esclarecimento do próprio Jesus, quando afirmou que "o reino de Deus está no homem", corroborando, também, a revelação do Gênese, de que "o homem foi feito à imagem de Deus", toda centelha espiritual ignorante e simples só alcança a condição incomum de Arcanjo Planetário após cumprir integralmente os cursos evolutivos, através de prosaicas formas de vida nas faces dos orbes físicos. Assim como a chama ilumina e pode aumentar a sua capacidade de transmitir maior cota de luz, em função da quantidade de energia que é transformada, a consciência humana expande-se panoramicamente em todos os sentidos do Universo, tanto quanto abrange maior área de auto comando e autoconsciência, porque o reino de Deus, realmente, está no próprio homem.



PERGUNTA:  Quereis dizer que tanto Jesus, como todos os espíritos encarnados, ou desencarnados, ainda serão arcanjos, no futuro?


RAMATÍS: - Repetimos: Sob os conceitos de Justiça, Sabedoria e Amor de Deus, em que não há graças nem privilégios, Jesus é o anjo resultante do seu próprio esforço e conscientização, através de milenárias experiências nos ciclos das vidas físicas. Ele já foi uma entidade primária, cujos primeiros passos evolutivos tiveram início nas cavernas dos trogloditas. Cada espírito possui uma idade sideral correspondente ao seu tempo de "conscientização" no Cosmo. Assim, o selvagem que mal ultrapassa a linhagem animal organizando os primeiros sons da palavra humana, ainda é um ser primaríssimo e brutal, comparado à figura de um homem comum civilizado. Todo espírito virgem e ignorante de sua própria origem cósmica e divina, num certo dia, inicia a sua própria conscientização de existir e, dali por diante, prossegue incessantemente desenvolvendo e aperfeiçoando a personificação espiritual. Embora qualquer espírito, quando adquire noção de existir ao se individualizar no seio da Energia Divina, parta de um momento dado, iniciando a diferenciação de sua consciência, daí por diante ele Jamais será destruído ou desintegrado por toda a eternidade. Frisamos, pois, que todo espírito um dia "nasce" no seio do Cosmo, passando a vibrar como um ser distinto e com noção de sua própria existência pessoal. Em face de ser criado da essência de Deus, que é eterna, jamais desaparecerá depois de iniciar a sua própria individualidade. Sob rude exemplo, diríamos que o espírito de cada homem é como a gota do oceano, mas que um dia começou a ter noção pessoal de ser uma gota, embora sem desvincular-se do imenso oceano em que vive.
O processo de nascimento, desenvolvimento e emancipação consciencial é absolutamente único e, por esse motivo, o santo de hoje já foi o diabo de ontem, assim como o diabo de hoje será o santo de amanhã. Conseqüentemente, Hitler ainda será Gandhi, porque Gandhi poderia ter sido um Hitler, e Nero será um Francisco de Assis, porque Francisco de Assis poderia ter sido um Nero. Isso porque é o método de educação e conscientização do espírito no Cosmo, baseado no Amor e na Sabedoria, para atingir a beleza criadora. É evidente que se o Cristo Planetário da Terra pode atuar espiritualmente sobre o seu sublime medianeiro humano, que foi o Mestre Jesus, sob a implacabilidade do processo evolutivo, que transforma homens em anjos e anjos em arcanjos, Jesus ainda alcançará a graduação sublime de um futuro arcanjo. Também há de ser um Cristo, cujo estado espiritual indescritível é o Amor Absoluto, o qual, então, dinamiza a intimidade oculta da humanidade do seu orbe para a fusão definitiva com Deus.



Do livro: “O Evangelho À Luz Do Cosmo” Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...