Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Elucidações sobre o perispírito – VIII Parte





 
PERGUNTA:  Mas é evidente que muitos homens de cultura e vários cientistas de renome universal têm divulgado um Espiritismo de aspecto salutar, escoimado de superstições e de misticismos dispensáveis. Porventura o trabalho benéfico desses homens não correspondeu aos objetivos doutrinários e aos esclarecimentos técnicos da codificação espírita?



RAMATÍS: Sem dúvida, trata-se de um trabalho de verdadeira contribuição doutrinária, com intuito de impedir excessos da imaginação, práticas esdrúxulas e supersticiosas no seio do Espiritismo, merecendo pois todo o apoio e a atenção do Alto. Realmente, esses homens são espíritos que renasceram na Terra com a finalidade precípua de cooperar na obra de Kardec e livrá-la da superstição, do misticismo tolo e das práticas mediúnicas excêntricas, tornando-a um movimento austero e capaz de impressionar a própria ciência profana.

Foi um serviço digno e proveitoso que prestaram ao Espiritismo homens talentosos como Gabriel Delanne, Aksakoff, Léon Denis, William Crookes, Myers, Oliver Lodge, Stainton Moses, Du Prel, e, no Brasil, Guillon, Cairbar Schutel, Sayão, Bitencourt Sampaio, Bezerra de Menezes, Cirne, Inacio Bitencourt e outros, ainda "vivos", que empenham seus esforços na divulgação sadia e proveitosa da doutrina espírita. Graças a tais homens inteligentes e corajosos, o Espiritismo pulverizou as investidas capciosas do Clero fanático e impôs-se respeitosamente, sobrepondo-se aos sarcasmos acadêmicos dos intelectuais envaidecidos.
Enquanto Kardec organizou a alma do Espiritismo, os seus discípulos laboriosos têm cuidado da estrutura anatomofisiológica do seu corpo doutrinário e das suas relações com o mundo profano. Eles têm comprovado o Espiritismo pelos experimentos objetivos da Ciência, esclarecendo-o à luz da Filosofia e da Psicologia humanas, sem possibilidade de seus adversários contestarem a lógica das suas afirmações sobre a vida imortal.




Do livro: “Elucidações do Além” Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...