Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Elucidações sobre o perispírito – VII Parte









PERGUNTA: - Assim que reformarmos as leis da Terra, os alunos também alcançarão melhor graduação espiritual, não é assim?


RAMATÍS: Querer reformar o cenário da Terra sem, antes, cristianizar o homem, e seu habitante, é como tentar endireitar a sombra de uma vara torta sem, primeiro, endireitar a vara. O ambiente moral e social da Terra é a projeção coletiva ou a média espiritual de cada um dos seus cidadãos de "curso primário". Assim que tais alunos completarem o seu curso de alfabetização espiritual e merecerem sua transferência para outros orbes de melhor graduação sideral, nova leva de "analfabetos" baixa do mundo Invisível, para substituir os que forem promovidos. As modificações fundamentais do ambiente da Terra dependem essencialmente de melhorar o padrão espiritual dos seus habitantes pois os alunos analfabetos não se mostrarão mais inteligentes só porque pintam as paredes do grupo escolar. A simples providência de se vestir o selvagem com fraque e cartola não o torna um fidalgo capaz de habitar luxuoso hotel.
Os espíritos alfabetizam-se participando do drama evolutivo no velho cenário terreno em que a vida é um acontecimento importante; mas, na realidade, as cenas e os fatos se repetem, como já acontece há séculos, sob outras vestes e costumes, pois as ligações são semelhantes. Lembra o que acontece com as escolas primárias modernas, em que apesar de se providenciar. melhor ambiente, mais luz, higiene e adotar-se métodos pedagógicos eficientes, os alunos têm sempre de começar pelo abc. O pior é que já escasseia o prazo para os alunos terrenos reprovados na atualidade, ou necessitados de uma "segunda época", pois o Alto já decretou a promoção do educandário terreno para a escola ginasial, restando aos rebeldes, preguiçosos, tardios e relapsos o recurso de serem transferidos para outra escola primária, talvez em condições educativas mais precárias. (10)
Mas o Espiritismo muito fará para esclarecer o terrícola nesta "hora profética", cumprindo-lhe, então, popularizar os ensinamentos ocultos já manuseados por outros movimentos espiritualistas, pois a codificação espírita, em verdade, ainda não terminou; aliás, prossegue incessantemente regi da pela mente espiritual do próprio Allan Kardec.


10 - Vide "Mensagens do Astral", de Ramatís, capítulo XI, "Os que emigrarão para um planeta inferior", em que tal assunto é bem esmiuçado.


PERGUNTA: - No entanto, quanto aos ensinamentos espiritualistas dos povos egípcios, cal deus, essênios, hindus e outros, o homem de hoje, em face do atual progresso cientifico já está em condições de aprender os conhecimentos esotéricos de modo claro, sem qualquer simbologia exterior. Não é assim?


RAMATÍS: Sob a responsabilidade dos espíritos superiores, a literatura espírita tem por objetivo essencial conduzir o terrícola à sua mais breve angelitude. Os termos e as definições ocultistas, muito familiares aos orientais, realmente parecem excêntricas ou exóticas para o ocidental demasiadamente apegado às provas materiais.
Porém, sob a inspiração do Alto, o Espiritismo já atualiza os ensinos milenários do Oriente, assim como também os comprova à luz dos laboratórios da Ciência profana, expondo à compreensão do homem comum aquilo que antigamente só era conhecido dos velhos iniciados templários. (11) Os ensinamentos da Vida Espiritual, quando são demasiadamente complexos ou avançados, transbordam da mente comum e perturbam o homem imaturo, podendo torná-lo num místico exagerado, ou num ateu irredutível.


11) - Nota do Revisor: Ramatís tem razão, pois a literatura espírita e mediúnica já amplia as suas demarcações doutrinárias sob o contato e pesquisa dos outros movimentos espiritualistas, mas sem abalar os seus fundamentos morais. Aliás, já consignamos em alguns rodapés de obras anteriores, trechos de mensagens do Além, que corroboram perfeitamente esse recente cometimento espiritista. A obra "Entre a Terra e o Céu", páginas 126 a 129, de André Luiz, através de Chico Xavier, aborda o assunto milenário dos "chacras" ou centros de força do duplo etérico, explicando-os mesmo sob a nomenclatura hindu, como o chacra coronário considerado o "lótus de mil pétalas". E expõe longa dissertação sobre a fisiologia do perispírito nos moldes da fisiologia oriental; enquanto Emmanuel, no capo "Perispírito", da obra "Roteiro", diz: "O perispírito não é um corpo de vaga neblina e sim organização viva a que se amoldam as células materiais". Vide as obras: "Roteiro", de Emmanuel; "Evolução Em Dois Mundos", de André Luiz, principalmente os capítulos "Corpo Espiritual", "Metabolismo do Corpo e da Alma"; e também os capítulos IV, V, X, XI e XV da obra "Mecanismos da Mediunidade"; capítulo "Mentalismo", de Miguel Couto, inserto na obra "Falando à Terra". Todas editadas pela Livraria da Federação Espírita Brasileira.



Do livro: “Elucidações do Além” Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...