Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Estudo sobre: Os Orixás na Umbanda – Nanã Buruquê




Atributos: calma e misericórdia; relembra a nossa ancestralidade mística, o momento inicial em que fomos criados espírito. É a soberana de todas as águas, e também a terra em contato com a água: o pântano, o lodo, sua principal morada e regência. É a mãe boa, querida, carinhosa, compreensível e sensível; a senhora da passagem desta vida para o mundo espiritual, comandando o portal mágico para as dimensões.


Atributo: calma e misericórdia. Nanã é o momento inicial em que a água brota da terra ou da pedra. É a soberana de todas as águas; é também a lama, a terra em contato com a água; é o pântano, o lodo, sua principal morada e regência. Ela é a chuva, a tempestade, a garoa. Nanã é a mãe, boa, querida, carinhosa, compreensível e sensível; a senhora da passagem desta vida para a outra, comandando o portal mágico, a passagem das dimensões.
Este orixá relembra a nossa ancestralidade mística, o momento em que fomos criados espírito. A água foi necessária na Terra para a geração da vida, tendo o barro ou a lama um simbolismo correspondente ao momento em que fomos "feitos" pelo Pai. Assim, Nanã é considerada a Grande Mãe. Ela reconduz os espíritos desencarnados ao mundo espiritual, aconchegando-os em seus braços.

Os tipos psicológicos dos filhos de Nanã podem ser tímidos e ao mesmo tempo serenos. Por vezes, são severos nos seus valores morais e austeros na educação da família. Não raro, são rabugentos, o que os fazem ser temidos. Geralmente não são sensuais e não se ligam às questões da sexualidade. Outras vezes, por medo de serem amados e virem a sofrer, se dedicam com afinco à profissão, sendo dispostos à ascensão social.
Quanto à calma e à lentidão que lhes são peculiares, nos momentos das decisões, acabam gerando conflitos com pessoas ativas e dinâmicas. Em equilíbrio, são pessoas bondosas, simpáticas, bonachonas e dignas de confiança.
Aspectos positivos: sensatez, perseverança, ordem, objetividade, paciência, respeitabilidade, calma. Sem pressa para realização, o tempo não os aflige. São benevolentes, gentis, mansos, como se fossem bons e amorosos avós.
Aspectos negativos: conservadorismo extremado, preguiça, avareza, indiferença, estupidez. Demorados, teimosos e rabugentos, adiam as decisões e podem ser vingativos.
Florais de Bach: Centaury, Hornbeam, Clematis e Willow.
Florais de Saint Germain: Curculigum, Cocos, Bom dia, Perpétua e Abricó.
Saúde: apresentam lentidão nas reações motoras e mentais, e são propensos à retenção de líquidos.
Mineral: ouro branco, ametista.
Metal: ouro branco.
Planeta: Lua, que é o regente de câncer - ligação com as águas; junção da água das chuvas e solo barrento e pantanoso, demonstrando que precisam trabalhar o passado, libertando e deixando ir embora o que não serve mais.
Signo: escorpião, que é regido por Plutão - ligação com as águas paradas e profundas (o mangue), refletindo a expressão "eu calo" do escorpiano que observa e que é profundo no sentir os ambientes e a psiquê humana; possuem a capacidade de vivenciar a dor e o sofrimento e renascer mais forte, com maior capacidade de domínio sobre as próprias emoções.
Flores: de cor roxa.
Chackra: básico.



Fonte: “Umbanda Pé No Chão” Ramatís/Norberto Peixoto – Editora do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...