Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

domingo, 2 de dezembro de 2012

Jesus e as Suas Parábolas – II parte







PERGUNTA: - Como Jesus fazia as suas pregações ao povo?

RAMATÍS:  Jesus fascinava as multidões pelo magnetismo inerente à sua elevada graduação angélica; as suas pregações eram fluentes, sem afetações e artificialismos tão próprios dos homens que pretendem ressaltar-se por uma oratória altiloqüente. Ele não se preocupava em impressionar o auditório pela eloqüência rebuscada e os rendilhados sofisticados, ou por palavras e gestos comoventes, como é tão comum entre os oradores do mundo profano.
Era essencialmente comunicativo, e somente o preocupava o conteúdo, a essência espiritual do que transmitia entendível ao alcance de todos, mas sem impor a sua personalidade, o que resultava num clima de paz e fraternidade, de alegria e consolo a todos os ouvintes. Jamais sacrificava o ensinamento espiritual em favor da vestimenta profana dos vocábulos rebuscados; não prelecionava em altos brados; nem dramatizava quaisquer acontecimentos na intenção de valorizar a sua pessoa.
Jesus era exato e dispensava minúcias que exaurem os ouvintes; num punhado de vocábulos familiares, expunha o esquema de uma virtude ou a revelação de um estado de espírito angélico. A sua voz, de timbre musical e de atraente sonoridade, era enérgica e vigorosa, quando necessário, mas doce e afável nas explicações íntimas, como se estivesse no seio de um lar amigo. Ensinava naturalmente, penetrando nos ouvintes e ativando-lhes a efervescência espiritual, fazendo-os se entreabrir como os botões das flores sob o calor amigo do Sol.


Do livro: “O Evangelho À Luz Do Cosmo” – Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...