Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

sábado, 27 de outubro de 2012

Algumas observações sobre animismo - VI







PERGUNTA:  Poderíeis nos esclarecer, com algum exemplo mais objetivo, quanto a essa influência do automatismo psicológico nos médiuns anímicos?


RAMATÍS: Alguns médiuns, por exemplo, embora não sejam completamente anímicos, deixam-se empolgar em demasia pela vida dos apóstolos ou dos seguidores do Mestre Jesus, vivendo impressões íntimas que, mais tarde, passam a comunicar à guisa de manifestações mediúnicas daqueles que tanto admiram.

Os grandes líderes, profetas, santos, escritores, artistas, governadores, ministros e demais personalidades que se destacam no cenário do mundo material exercem profunda impressão nos médiuns muito anímicos, fazendo-os rotular os seus próprios guias com esses nomes tão em evidência na história religiosa ou literatura profana. Outros, devido à excessiva imaginação muito ativada na sua mocidade, quando se deixavam arrebatar pelos romances de aventuras decalcados da história, vivem no transe mediúnico essas impressões excitantes e que se sobrepõem, às vezes, à identidade e ao assunto dos espíritos comunicantes.
O Egito dos faraós, a Grécia dos filósofos, a Itália dos doges e dos césares, a França dos aventureiros de capa e espada, ainda vibram com forte vitalidade na mente da maioria das pessoas e, portanto, dos médiuns. Principalmente a França exerceu forte influência na alma dos leitores de aventuras; os personagens mais célebres de sua história ainda se movem na sua retina, emoldurados pelo vulto da Notre Dame, do Sena, da praça da Greve, do pátio dos milagres, das tabernas de Paris ou à sombra da tétrica guilhotina. Os guardas de Richelieu ou de Mazzarino, em luta acirrada com os mosqueteiros do Rei, através das páginas de Dumas, ainda lançam o fulgor das espadas ou o brilho dos seus punhais na memória dos leitores mais emotivos. No período monárquico alinham-se em fila Luiz XIV e Luiz XV, Catarina e Maria de Médicis, La Vallière, Du Barry, Pompadour, Maria Antonieta ou os Guise. A República surge recortando as figuras de Robespierre, Napoleão, Marat, Danton, Fouché, Madame Roland, Delfin de França, Desmoulin e outros. O automatismo psicológico, ou personalismo, que domina profundamente na subconsciência do ser, estratifica com o tempo as imagens mais simpáticas e que produziram maior impressão nas criaturas sugestionáveis, fazendo-as emergir por associação de idéias ou devido ao clima psíquico adequado.
E o médium anímico, muito indisciplinado em suas emoções e entontecido pelas imagens que bailam na sua mente descontrolada, não tarda em transferir para o ambiente espirítico as personalidades que mais o impressionaram na existência, dando-lhes vida triste, heróica ou desafortunada. Através de supostas comunicações mediúnicas do Além, os personagens exaltados nos romances aventurescos e de fundo histórico ainda continuam a se manifestar com insistência em certos trabalhos mediúnicos, impondo as mesmas características que há séculos deveriam ter possuído em vida. Aqueles que a história romanceada os descreveu heróicos, benfazejos ou despreendidos,"baixam" nas sessões espíritas a cumprir missões elevadas e que condizem perfeitamente com o seu caráter e temperamento tradicionais. Mas os que a pena do escritor os retratou tiranos, cruéis, falsos, maquiavélicos ou cúpidos também se apresentam nas sessões espíritas corroídos pelo remorso ou pelas dores, ou então jurando vingança e prorrompendo em ameaças contra os que pretendem doutriná-los.
Os vultos trágicos da Revolução Francesa só no território brasileiro já foram doutrinados dezenas de vezes, pois determinado número de médiuns ainda não conseguiu libertar-se completamente da fascinação exercida na sua mente pelas leituras românticas e históricas, cujos personagens excitam-lhes a memória e interferem animicamente nas comunicações dos espíritos, impondo-se, por vezes, com foros de profunda realidade.


Do livro: “Mediunismo” Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...