Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Algumas observações sobre animismo - IV









PERGUNTA:  Aludis a um clima "catalisador de animismo"; não é assim? Como poderíamos entender essa vossa referência?


RAMATÍS: O ambiente de uma sessão espírita, por exemplo, é um clima adequado para favorecer a associação de idéias, a emersão do subconsciente ou o ajuste das impressões do dia nas criaturas mais sugestionáveis, que assim se confundem a ponto de se crerem mediunizadas pelos espíritos. Ali tudo converge para "catalisar", ou seja, acelerar o conteúdo psicológico, a bagagem freudiana, os automatismos incontroláveis no médium excessivamente anímico. Ele sugestiona-se para o transe anímico já no ingresso à atmosfera tradicional do ambiente espiritista; o seu subconsciente excita-se à meia-luz, pela abertura dos trabalhos, sob a leitura do Evangelho ou dos temas mediúnicos.
As instruções do doutrinador, o convite para os médiuns se concentrarem e receberem o guia ou os sofredores, tudo isso funciona à guisa de um clima "catalisador", que aciona inadvertidamente a maquinaria psíquica da criatura ansiosa por ser médium e desafogar seus dramas e angústias íntimas, que erroneamente a fizeram crer como sendo fruto da influência de espíritos sofredores.
Além das condições que aceleram a mente do médium anímico, ele pode dar largas à sua imaginação desenfreada até pela presença de algum espírito desencarnado, às vezes um seu comparsa do passado, que por isso também se ligou às próprias aflições morais e dores que o dominam durante o transe anímico.
A aproximação dos espíritos junto aos seres encarnados assinala-se por várias formas de pressentimento, modificação do campo magnético ou sensações psíquicas estranhas, que também podem se enlear facilmente com outros fenômenos próprios da vida física, confundindo-se a criatura anímica com o médium. É muito difícil distinguir se um espírito está se comunicando ou se é o médium que se põe a interferir animicemente, pois no entrosamento entre ambos se processa acentuada oscilação vibratória, espécie de "focalização" e "desfocalização" alternadas, o que só é passível de controle ou observação segura pelos espíritos desencarnados e competentes.


Do livro: “Mediunismo” Ramatís/Hercílio Maes – Editora do Conhecimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...