Sabedoria Ramatis

Sabedoria Ramatis

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Agentes mágicos (exus) e seus arcanos – l parte





PERGUNTA: Afinal, o que é exu?


VOVÓ MARIA CONGA: Na concepção original do termo, não se classifica exu em um tipo de entidade. É um princípio vibratório que obrigatoriamente participa de tudo. É dinâmico e está em tudo que existe. É a força que impõe o equilíbrio às criaturas que ainda têm carmas negativos a saldar. E, sendo assim, abrange uma enorme parcela no Cosmo imensurável.
Cada um dos filhos tem o seu exu individual. Cada orixá com seus correspondentes vibratórios tem seus exus. É o exu, o executor das Leis Cósmicas. Não é nem bom nem ruim, nem positivo ou negativo. Sendo neutro, é justo. A função de exu consiste em solucionar, resolver todos os trabalhos, encontrar os "caminhos" apropriados, "abri-los" ou "fechá-los" e fornecer sua ajuda e poder a fim de mobilizar e desenvolver junto à existência de cada indivíduo a sua situação cármica, bem como as tarefas específicas atribuídas e delegadas a cada um dos guias e protetores.

Infelizmente, existe muita confusão e controvérsia sobre os exus. Não gostamos de falar bonito, mas a situação impõe que busquemos os conhecimentos disponíveis aos filhos.
Analisando a etimologia dessa palavra, não chegaremos a um consenso. Existem três correntes de pensamento entre os filhos que tentam explicá-lo: a primeira corrente afirma que a palavra exu seria uma corruptela ou distorção dos nomes esseiá/essuiá, significando lado oposto ou outro lado da margem, nomenclatura dada a espíritos desgarrados que foram arrebanhados para a Lemúria, continente que existiu no planeta Terra antes da Atlântida. A segunda corrente assevera que o nome exu seria uma variante do termo Yrshu, nome do filho mais moço do imperador Ugra, na Índia antiga. Yrshu, aspirando ao poder, rebelou-se contra os ensinamentos e preceitos preconizados pelos magos brancos do império. Foi totalmente dominado e banido com seus seguidores do território indiano. Daí adveio a relação Yrshu/Exu, como sinônimo de povo banido, expatriado. A terceira corrente afirma que o nome exu é de origem africana e quer dizer esfera. Ainda entre os hebreus encontramos o termo "Exud", originário do sânscrito, significando também povo banido e que, inevitavelmente, está ligado à lenda da Índia antiga.
Trouxemos toda essa erudição só para demonstrar aos filhos incrédulos a antiguidade do termo, e que vibratoriamente os exus acompanham os homens desde as civilizações primevas.


(Do LivroEVOLUÇÃO NO PLANETA AZUL”  Ramatís e Vovó Maria Conga/Norberto Peixoto – Editora do Conhecimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...